Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015

7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council 

O evento internacional promovido pelo SESI-SP e British Council oferece palestras, workshops, leituras, mesas-redondas e dois espetáculos inéditos. Gabriel Calderón (Uruguai), Lutz Hübner (Alemanha), David Harrower (Escócia) e os brasileiros Aimar Labaki, Amauri Falseti, Dib Carneiro Neto e Nelson Baskerville são alguns dos participantes. Marici Salomão coordena o Núcleo que todo ano lança novos dramaturgos. A programação é gratuita.

De 21 de setembro a 8 de outubro acontece o 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo. São três semanas com espetáculos, seminários, workshops, palestras, leitura dramática, mesas-redondas e encontros com renomados dramaturgos brasileiros e estrangeiros (Escócia, Alemanha e Uruguai), onde os convidados expõem opiniões e compartilham experiências sobre o tema Dramaturgia e Liberdade de Expressão. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council tem coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão. 

"O Ciclo do Núcleo de Dramaturgia cumpre uma importante função social e artística, que é receber grandes nomes da dramaturgia, brasileiros e estrangeiros, para apresentar seus trabalhos e pontos de vista sobre temas quentes”, comenta Marici Salomão.

A noite oficial de abertura do projeto acontece no dia 21 de setembro, segunda-feira, às 20h, com o dramaturgo escocês David Harrower (conhecido no Brasil pelas peças Blackbird e Facas nas Galinhas). Ele vive em Glasgow (Escócia), suas peças são apresentadas regularmente no mundo todo, inclusive no Brasil, e cada uma já foi traduzida para mais de vinte línguas. O dramaturgo e diretor brasileiro Aimar Labaki participa do encontro propondo algumas provocações sobre a prática do teatro e a liberdade de expressão. David Harrower também orienta o workshop Como Desenvolver Uma Voz Autoral na Dramaturgia de 21 a 24 de setembro.

Duas peças inéditas selecionadas entre os 12 textos produzidos pelos participantes do Núcleo durante o ano de 2014 estreiam no Mezanino do SESI-SP. Em Abrigo, de Fernando Aveiro (dia 24 de setembro) e Solilóquios, de Amarildo Felix (dia 26 de setembro), ambas com direção de Johana Albuquerque. 

Expoente da nova geração de artistas teatrais uruguaios, Gabriel Calderón ministra workshop A Palavra Como Plataforma de Atuação de 5 a 8 de outubro. Uma de suas peças, Mi Muñequita já foi montada no Brasil. Gabriel Calderón participa ainda de mesa redonda ao lado de Marici Salomão e César Augusto, no dia 5 de setembro. “Sou dramaturgo, mas estou convencido de que o teatro não trata apenas de contar histórias, de montar textos teatrais ou estar a serviço de um autor. Se trata, e sim, de produzir teatralidades, criar uma boa plataforma para o trabalho dos atores para que, naquele cenário, se possa produzir uma magia inexplicável, única, irrepetível”, diz Calderón.

Outro destaque da programação é a participação do alemão Lutz Hübner, considerado um dos autores para teatro jovem mais montados na Alemanha. Algumas de suas peças são matérias em sala de aula e discutidas em dramaturgia. Aqui no Brasil, a Cia Paidéia de Teatro já montou alguns de seus textos, entre eles Nellie Goodbye, O Coração de um Boxeador e Dom Quixote. Ao lado do autor e diretor da Cia Paidéia, Amauri Falseti e do jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto debatem o tema Teatro: Um Fantástico Olhar Para a Realidade no dia 28 de setembro, às 20h, com um olhar sobre a produção de espetáculos para crianças.

Entre as leituras, está o texto Narciso, de Luiz Antonio Farina, com direção de César Augusto, no dia 23 de setembro, às 20h. Confira a programação completa abaixo.

As inscrições para as leituras dramáticas e mesas-redondas devem ser feitas pelos telefones (11) 3146-7434. No caso dos workshops as inscrições somente serão aceitas pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

A formação de novos dramaturgos

Sob a coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão, com assistência do diretor César Augusto, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council dá continuidade à vocação do SESI-SP em formar e renovar o quadro de dramaturgos brasileiros. O projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas, para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial. 

O projeto surgiu como o resultado de uma importante parceria estabelecida entre o British Council e o SESI-SP, em 2006, com o objetivo de criar um Centro de Desenvolvimento de Dramaturgos, voltado à descoberta e desenvolvimento de novos autores brasileiros. Oficialmente foi criado em 2007 e, desde então, já foram formados 73 dramaturgos. 

Ao longo do ano, o Núcleo oferece um intenso programa com leituras dramáticas, oficinas teatrais, orientação, palestras e mesas-redondas, envolvendo renomados dramaturgos nacionais e internacionais. A cada ano é formado um grupo com 12 novos autores, provenientes de várias regiões do Brasil. Durante o ano, cada um desses autores escreve uma nova peça. 

No final do curso uma peça é escolhida para ser montada e apresentada em temporada no mezanino do SESI-SP. Outras peças são selecionadas para leituras dramáticas e todas são publicadas pela SESI-SP Editora. 

Passaram pelo Núcleo 37 importantes nomes da dramaturgia internacional como Max Key (diretor teatral britânico), Tom Stoppard (dramaturgo e roteirista tcheco), Roxana Silbert (diretora associada do Royal Shakespeare Co.), Christopher Hill (dramaturgo britânico) Nina Raine (diretora e dramaturga britânica), Alberto Villarreal (dramaturgo mexicano), Anthony Neilson (dramaturgo escocês) e Dirk Laucke (dramaturgo alemão).

Expoentes da dramaturgia nacional como Leonardo Moreira, Zé Henrique de Paula e Kiko Marques, além de autores e diretores consagrados como Luís Alberto de Abreu, Francisco Medeiros, Alcides Nogueira, Roberto Alvim, Fernando Neves e Yara de Novaes são alguns dos 84 nomes que já passaram pelo Núcleo de Dramaturgia.

O projeto está se expandindo: inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia SESI – Teatro Guaíra, no Paraná, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Programação 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council 

Abertura

Dia 21 de setembro, segunda-feira, às 20h

Encontro Dramaturgia e Liberdade de Expressão com David Harrower - Participação de Aimar Labaki

Local: Teatro do SESI-SP (Capacidade 456 pessoas)

Inscrição: http://www.sesisp.org.br/meu-sesi (a partir de 10 de setembro, às 8h).

Espetáculos 

Em Abrigo Classificação indicativa: 18 anos

Texto - Fernando Aveiro. Direção - Johana Albuquerque.

Temporada – De 24 de setembro a 20 de dezembro - Quintas e sextas, às 20h30. 

Sinopse - 

Em Abrigo é um lugar desabrigado, criado para contar a história de Mourão, um homem que é acusado de pedofilia devido ao relacionamento com sua filha e passa por um processo de castração química para adequar-se aos padrões estabelecidos como aceitáveis pela sociedade. No percurso dessa metamorfose, outras figuras à margem surgem e o tomam como objeto de possível salvação. Já transmutado, porém, Mourão abandona as convenções e relações sociais e se lança numa última viagem em plena deriva, longe de qualquer abrigo. Pecado, crucificação, reflexão cerebral se contrapõem ao amor, ao desejo e à paixão entre pai e filha, referências presentes no texto de Fernando Aveiro, que, apesar de sua avessa temática, consegue atingir uma delicadeza estranha e atraente.

Solilóquios Classificação indicativa: 16 anos

Texto - Amarildo Felix. Direção - Johana Albuquerque.

Temporada – De 26 de setembro a 20 de dezembro. Sábados, às 20h30. Domingos às 19h30.

Sinopse - 

Solilóquios é uma história de amor sob o prisma da incomunicabilidade. O silêncio que impera no minúsculo apartamento do centro da cidade impede que aquilo que ainda pulsa por dentro dos ex-amantes possa ser dito, deixando, assim, estilhaços pelo caminho, diálogos ocos, solilóquios verborrágicos, na tentativa desesperada de mascarar o inevitável: a separação. Os textos do ex-namorado e da ex-namorada, construídos no pretérito do futuro, se entrecruzam, se chocam e se amalgamam, revelando que muitas palavras, ainda que pensadas, sequer foram pronunciadas, não somente no último dia do encontro, mas ao longo de todo o relacionamento do casal.

Local: Espaço Mezanino.

Capacidade: 50 lugares.

Ingressos: Grátis. Os ingressos devem ser retirados no dia do evento, a partir do horário da abertura da bilheteria (quarta a sábado, 13h e domingo, às 11h). Os lugares são ocupados por ordem de chegada.

Workshops

Como Desenvolver Uma Voz Autoral na Dramaturgia com David Harrower

De 21 a 24 de setembro (segunda a quinta das 14h às 18h)

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 15 pessoas

Inscrição: www.sesisp.org.br/dramaturgia (inscrição até o dia 6 de setembro. Divulgação do resultado no dia 9/9).

Personagem Contemporânea: Estudo e Prática com Marici Salomão

De 28 de setembro a 1º de outubro (segunda a quinta das 14h às 18h)

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 18 pessoas

Inscrição: www.sesisp.org.br/dramaturgia (inscrição até o dia 13 de setembro. Divulgação do resultado no dia 16/9).

A Palavra Como Plataforma de Atuação com Gabriel Calderón

De 5 a 8 de outubro (segunda a quinta das 14h às 18h)

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 18 pessoas

Inscrição: www.sesisp.org.br/dramaturgia (inscrição até o dia 20 de setembro. Divulgação do resultado no dia 23/9).

Leitura 

Narciso

Texto – Luiz Antonio Farina. Direção – César Augusto.

Dia 23 de setembro, quarta-feira, às 20h

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 50 pessoas

Inscrição: Pelo telefone 11 3146-7434, (de segunda a sexta, das 10h às 17h, a partir de 1 de setembro).

Mesa-Redonda 

Teatro: Um Fantástico Olhar Para A Realidade - Lutz Hübner, Amauri Falseti e Dib Carneiro Neto

Dia 28 de setembro, segunda-feira, às 20h

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 50 pessoas

Inscrição: Pelo telefone 11 3146-7434, (de segunda a sexta, das 10h às 17h, a partir de 1 de setembro).

Dramaturgia e Liberdade NA Expressão - Johana Albuquerque, Amarildo Félix, Fernando Aveiro e Nelson Baskerville

Dia 30 de setembro, quarta-feira, às 20h

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 50 pessoas

Inscrição: Pelo telefone 11 3146-7434, (de segunda a sexta, das 10h às 17h, a partir de 1 de setembro).

Reverberações: Desconstruir é Esquecer? - Gabriel Calderón, Marici Salomão e César Augusto

Dia 5 de outubro, segunda-feira, às 20h

Local: Espaço Mezanino 

Capacidade: 50 pessoas

Inscrição: Pelo telefone 11 3146-7434, (de segunda a sexta, das 10h às 17h, a partir de 1 de setembro).

Serviço:

7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

De 21 de setembro a 8 de outubro no Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso

Avenida Paulista, 1.313 – Cerqueira César. Telefone – 11 3146 7434. Ingressos - Grátis.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.  Informações: www.britishcouncil.org.br.