Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015

Agentes culturais e gestores públicos participam de Treinamento NESTA-British Council

Seminário realizado em São Paulo marca a abertura do treinamento para gestores públicos que trabalham com empreendedores da Economia da Cultura e criativa, em parceria com a ADE Sampa.

O British Council traz mais uma vez ao Brasil a metodologia NESTA para profissionais ligados ao campo de empreendedorismo criativo. O treinamento, realizado na cidade de São Paulo e com duração de quatro dias, terá foco na capacitação dos agentes de desenvolvimento local da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa) e de gestores públicos de equipamentos culturais da cidade. 

Além dos gestores culturais e dos agentes de desenvolvimento, participarão do curso formadores credenciados pela ADESampa que terão a missão de replicar a metodologia do NESTA em quatro regiões da cidade com o objetivo de potencializar o empreendedorismo criativo em áreas periféricas e capilarizar o impacto desse setor sobre e economia e o desenvolvimento social.

Para marcar o início da capacitação, será realizado o Seminário “Ação Pública, ação criativa” em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo, da Cultura e de Relações Internacionais e Federativas, com o apoio do Fundo Newton.

O Seminário será aberto ao público e acontece no dia 24 de agosto na Galeria Olido, a partir das 9:30. Falarão durante os trabalhos o Secretário Municipal de Cultura, Nabil Bonduki; o Secretário Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo, Artur Henrique; a Cônsul do Reino Unido, Joana Crellin; e o britânico Percy Emmett, especialista em economia criativa e treinador sênior da agência Nesta. 

O objetivo do seminário é promover uma troca experiências a respeito do papel do Estado no fomento à economia da cultura, considerando o seu papel enquanto setor econômico, e seu potencial na geração de emprego e renda, bem como os desafios de capilaridade de modo a contribuir com a redução das disparidades comuns nas grandes metrópoles.

O britânico Percy Emmett, envolvido há 20 anos com temas relacionados à indústria criativa, irá apresentar um panorama do desenvolvimento do setor no Reino Unido, enfatizando a importância das políticas públicas para um crescimento sustentável nesse âmbito. Além do seu trabalho na NESTA, Emmett realiza trabalhos de capacitação com instituições como as inglesas Creative Alliance, de Birmingham, e a ECCA North. Colabora também com mais de 30 Universidades no Reino Unido e na Irlanda. 

Serão apresentados ainda dois cases brasileiros durante a capacitação: o coletivo Guerreiras de Aqualtune, ligado à  promoção da cultura e identidade negras da periferia; e  o empreendimento O Estúdio Sem Nome, comandado por Camila Zuppo, que desenvolve vestuário a partir de resíduos têxteis da indústria moveleira. 

Por meio  da operação brasileira no British Council, o Fundo Newton arcará com 50% dos custos do treinamento. O organismo britânico de ajuda internacional visa promover o desenvolvimento social e econômico de países parceiros. 

A  NESTA promove treinamentos que  têm sido usados por centenas de profissionais em países como Macedônia, Albânia, Nigéria, Rússia e África do Sul. No Brasil, já foram realizados 6 treinamentos em capitais entre 2013 e 2014 (Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). A iniciativa vem ao país no âmbito do programa Transform do British Council, que visa promover o intercâmbio entre Brasil e Reino Unido no campo das artes.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Seminário: Ação Pública, ação criativa Um Intercâmbio Brasil - Reino Unido sobre o papel da Gestão Pública no fomento à Economia da Cultura e Criativa

Data -  24 de agosto 

Horário - A partir das 9:30

Local – Galeria Olido (Avenida São João, 473 – Centro)

*O seminário será aberto ao público.

Para inscrições acesse: http://britishcouncilbrasil.acaopublicaacaocriativa.sgizmo.com/s3/

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: www.britishcouncil.org.br