Terça-feira, 26 de Maio de 2015

Autora escocesa, ganhadora do Prêmio Laurence Olivier, chega ao Brasil 

A premiada dramaturga e autora Stef Smith, 28 anos, conhecida pela peça RoadKill (Festival de Edimburgo, 2010/2011) sobre diferentes métodos de tráfico humano, sucesso de crítica e de público, que conquistou quatro prêmios, incluindo Laurence Olivier, Stef vem ao Brasil por ter escrito uma das peças do projeto Conexões de Teatro Jovem, versão nacional do renomado Connections, do National Theatre, de Londres (Inglaterra).

Stef tem especialização em direção na Queen Margaret University de Edimburgo, e peças encenadas no National Theatre (Londres). No total, apesar da pouca idade, já escreveu sete peças e alguns curtas, além de uma radionovela para a rádio da BBC. Prepara-se para inaugurar, em breve, o show Swallow (Andorinha), no Festival de Edimburgo.

A autora participará, nos dias 30 e 31 de maio, do Workshop de Imersão, quando conversará com 300 estudantes do Projeto sobre sua peça Remoto (escrita originalmente para o Connections), que aborda temas como protesto, poder e proteção. O texto relata a vida de uma garota que sobe na árvore de um parque para não ser encontrada. No enredo, as vidas de sete adolescentes se entrelaçam ao longo de uma única tarde, enquanto atravessam o parque.

Stef Smith já viajou em turnê para apresentações de suas peças para Londres, Paris, Chicago e Nova York, mas se diz encantada pela cultura e beleza do Brasil. Essa é a terceira vez que vem ao País. Eu sou realmente apaixonada pelo Brasil e é um privilégio poder conhecer e trabalhar com a equipe do Conexões em São Paulo. Esse é um país diferente de qualquer lugar que eu visitei; é complexo, acolhedor e possui uma diversidade cultural empolgante.

O Projeto Conexões está em sua 9º edição e reúne 14 grupos de teatro de escolas públicas, particulares e grupos independentes. Tem várias fases ao longo do ano. Nessa fase do Workshop, os estudantes iniciam os debates, fazem leitura dos textos e analisam as possibilidades de montagem das peças, com a participação dos dramaturgos brasileiros e estrangeiros. Além de Stef, escreveram textos inéditos a serem encenados pelo Conexões os autores consagrados Dib Carneiro Neto, jornalista e premiado autor; Marcelo Romagnoli, um dos mais reconhecidos nomes da dramaturgia infanto-juvenil; e Dennis Kelly, considerado o melhor dramaturgo não germânico pela revista alemã Theater Heute, e, autor dos roteiros de mais de 15 peças teatrais, um filme e algumas séries de TV, premiado com quatro Tonys e sete Oliviers, os principais prêmios do teatro nos EUA e na Grã Bretanha, respectivamente.

Após o Workshop, os alunos ensaiam as peças e, ao final, as apresentam, em novembro, na Mostra de Teatro Conexões. No Brasil, o Projeto Conexões é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena, e tem apoio do National Theatre de Londres.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Workshop Conexões de Teatro Jovem
Dias 30 e 31 de maio
Local: Colégio São Luís (rua Haddock Lobo, 400)
Mais informações www.conexoes.org.br 

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.