Terça-feira, 31 de Maio de 2016

Em São Paulo, BIG Playable City é programa que busca criar uma cidade mais divertida

A cidade de São Paulo poderá se transformar em um ambiente urbano mais interativo e divertido. Essa é a ideia por trás do BIG Playable City, resultado de parceria entre o BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, o programa Playable City, do centro cultural inglês Watershed e o British Council. O objetivo do acordo é incentivar a discussão de projetos que estimulem as pessoas a interagir de forma divertida e criativa entre si e com o espaço a sua volta.

A iniciativa já gerou ideias e criações surpreendentes em países como Inglaterra, Nigéria e Japão. No Brasil, teve uma edição em Recife e agora é a vez da capital paulista. 

Este ano, o BIG Playable City terá duas atividades principais, ambas gratuitas. A primeira, no dia 1º de julho, será um painel de discussão aberto ao público que contará com a presença de Mark Leaver, representante do Watershed, Carla Costa, da Porto Digital responsável pelo evento em Recife, de Giselle Beiguelman e Guto Requena, falando de como a arte pode transformar o espaço urbano e de Sergio Miletto, da ADESAMPA. 

A segunda atividade, no dia 2 de julho, será um workshop para até 30 participantes selecionados. É voltado a profissionais como artistas, designers, empreendedores sociais, desenvolvedores de jogos ou de tecnologia, entre outros. Para participar é preciso preencher um formulário de inscrição, atendendo aos critérios de seleção, através do link: bigfestival.com.br. 

- O nosso intuito com essa parceria é criar uma rede de pessoas, de profissionais de várias cidades e países, que discutam, pensem, troquem informações e ideias sobre como os jogos podem influenciar a vida real diz Andrea Caccese Perrotti, idealizadora do projeto BIG Playable City.

A intenção é que a partir daí surjam novas formas de se pensar sobre o cinza do espaço público. É um pontapé inicial para o desenvolvimento de uma cidade em que diversas áreas possam ser interconectadas e que ofereçam experiências divertidas que tornem mais interessante o dia-a-dia urbano.

Playable City, ou "cidade jogável", faz uso da infraestrutura da cidade para criar conexões, sejam elas de pessoa para pessoa ou entre pessoas e o espaço onde vivem, como num grande jogo, utilizando-se, por exemplo, de objetos ou locais como pontos chave para essa interação.

Desde 2013, a Watershed premia os melhores projetos no Playable City Awards, que acontece anualmente. No ano de estreia, o vencedor foi o projeto “Hello Lamp Post”, que estimula pedestres a conversar com objetos, como postes de luz e caixas de correio, usando seus smartphones. Em 2014, o vencedor foi “Shadowing”, que permite aos postes de luz da cidade gravar o movimento das sombras daqueles que passam. No ano passado, quem venceu foi o projeto “Urbanimals”, que incentiva pessoas a interagir com animais digitais, projetados nas paredes e no chão da cidade.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

4º BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival)

De 25 de Junho a 3 de Julho (Segunda, 27, não abre)

De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h

Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP

Entrada: Gratuita

bigfestival.com.br

 

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: www.britishcouncil.org.br

Sobre O BIG Festival

O BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público.

O BIG tem patrocínio do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Novelis e da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista; parceria com a Apex-Brasil - Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ABRAGAMES - Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers; e realização da SPCine, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério da Cultura.