Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016

British Council e Metrô de São Paulo celebram a obra de Shakespeare no aniversário de 400 anos de sua morte

O dramaturgo será homenageado na estação Sé com exposição fotográfica e apresentações de teatro abertas ao público

Não passe os carros na frente dos bois. Nem tudo que reluz é ouro. A maioria das pessoas que falam estas frases não sabem que elas surgiram pela primeira vez na obra de Shakespeare.

A partir do dia 10 de setembro, cerca de 600 mil pessoas que passam pela estação da Sé, poderão conhecer estas e outras expressões criadas por William Shakespeare. A estação receberá uma exposição de 20 pôsteres com fotos inspiradas em sua obra, citações e expressões criadas por ele.

As fotos da exposição foram comissionadas pelo British Council em Londres e incluem cenas de produções teatrais e imagens vencedoras de um concurso de fotografia. Os textos estão em português e foram selecionados com a ajuda do professor Ronaldo Marin, Diretor do Instituto Shakespeare Brasil.

Nos dias 12, 19 (dia nacional do Teatro), 20 e 27 de Setembro, os usuários do Metrô Sé terão a chance de ver pequenos trechos de suas peças interpretados por atores da Companhia de Teatro Cena IV, entre as 12 e 17 horas.

Os metrôs de Moscou e Paris também homenagearam o dramaturgo, como parte da iniciativa global Shakespeare Lives.

“As celebrações do programa Shakespeare Lives este ano demonstram o poder e a relevância que Shakespeare tem hoje para os brasileiros. Esta parceria com o Metrô de São Paulo vai explorar todos os temas recorrentes na obra de Shakespeare: o desejo de poder, traição, amor, ódio, conflitos internos – que são universais e permanecem relevantes hoje, assim como o eram há 400 anos”, afirma Martin Dowle, Diretor do British Council no Brasil.

A mostra faz parte do Shakespeare Lives, iniciativa liderada pelo British Council e parte da campanha GREAT Britain, presente em mais de 110 países, que celebra a vida e o legado do britânico com uma série de atividades artísticas e educativas ao longo de 2016. Em outubro, a exposição segue para a estação Santana.

Site e concurso cultural

Quem não frequenta o metrô também pode saber mais sobre Shakespeare no site www.britishcouncil.org.br/atividades/shakespeare-lives. Professores e estudantes do ensino fundamental ll e do ensino médio podem participar do Concurso Cultural Shakespeare hoje, que dá uma viagem para a Inglaterra como prêmio para o professor vencedor.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Exposição “Shakespeare 400 anos”

Data: 10 a 30 de setembro no Metrô Sé (Praça da Sé, s/nº)

Horário: de domingo à sexta, de 4h40 as 0h29, e sábado de 4h40 às 1h

Apresentações de Teatro: 12, 19, 20 e 27 de setembro, entre 12h e 17h.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br.