Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015

British Council realiza pelo terceiro ano parceria com o MIMO Festival, o maior evento gratuito de música instrumental do Brasil 

 

Iniciativa faz parte do programa de artes Transform, que proporciona o intercâmbio de experiências entre produtores brasileiros e britânicos

 

Em 2015, o British Council celebra o terceiro ano da parceria com o Festival MIMO, o maior evento gratuito de música instrumental do país. A ação faz parte do programa de artes Transform, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, fortalecendo laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Como um dos frutos deste trabalho, o British Council trará os artistas escoceses Catriona McKay e Chris Stout para a primeira edição do festival no Rio de Janeiro, que será realizada entre os dias 13 a 15 de novembro. O duo de harpa e violino é conhecido por composições que misturam a música clássica com o típico folk escocês. 

Há 20 anos, Catriona McKay e Chris Stout vêm cativando o público com suas performances ao vivo - desde a Europa e os EUA até o Japão - seduzido pela música doce e, ao mesmo tempo, arrebatadora. Pela dinâmica musicalidade e estilo inovador, a harpista recebeu o prêmio Scots Trad Music de melhor instrumentista, em 2014. Chris, por sua vez, é considerado pela crítica como o gênio do violino folk.  O duo se apresentará no primeiro dia do festival (13), no auditório do BNDES, às 19h. 

No sábado (14), Catriona McKay realizará uma residência artística com a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Fundição Progresso. A Academia reúne jovens estudantes, entre 12 e 20 anos, de diferentes escolas de música e orquestras comunitárias de todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é criar um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico juvenil. Já no domingo (15), o Parque Lage será palco do concerto de Catriona com a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, às 14h30. 

A parceria entre o British Council e o MIMO nasceu em 2013, quando o British Council levou a diretora do festival, Lu Araújo, para participar de um showcase no Celtic Connections Festival na Escócia. O Celtic, que completará 20 anos em 2016, reúne mais de dois mil artistas de todo o mundo ao longo de 15 dias, na cidade de Glasgow. A partir desta primeira visita, o MIMO conheceu e trouxe grandes nomes da música instrumental mundial para o Brasil, como o quarteto de cordas belga MANdolinMAN e o grupo jordaniano Rum Tareq Al Nasser. Em 2014, os organizadores do MIMO participaram novamente do Festival em Glasgow e, com o apoio do British Council, trouxeram para o Brasil o artista em ascensão da cena folk contemporânea, James Duncan Mackenzie, que se apresentou em Olinda com grande aclamação do público presente, e a banda LAU, três vezes eleita “melhor grupo” pelo BBC Folk Awards, no palco aberto do festival em Paraty. 

“Minha ida ao Celtic Connections foi um marco na história do festival, pois foi minha primeira visita a um evento do gênero na Europa e lá pude conhecer profissionais do mundo inteiro. Estavam presentes mais de 180 delegações. Pude abrir meus horizontes e, um ano depois, já estávamos trazendo artistas britânicos para cá. Desde então, esse laço da parceria entre o MIMO e o British Council nunca mais desatou e tem crescido cada vez mais. Nesta edição, estamos indo além do campo cultural e inserindo os artistas internacionais em ações sociais, como o workshop que será realizado com a Catriona. É preciso que estes agentes e artistas também conheçam a realidade brasileira e o British Council tem ajudado a conectar países, pátrias e culturas”, defende Lu Araújo, diretora do MIMO Festival.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

De 13 a 15 de novembro de 2015

 

Concerto: Chris Stout & Catriona McKay

Data: sexta-feira, 13 de novembro de 3015

Horário: 19 horas

Local: Espaço Cultural BNDES - Teatro Arino Ramos Ferreira

 

Oficina: O violino na música tradicional escocesa, com Chris Stout

Data: sexta-feira 13 de novembro

Horário: das 9h30 às 11 horas

Local: Museu da República - Cineclube

Endereço: R. do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro

Vagas: 40. Edital e inscrições no site do festival.

 

Residência Artística: Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica & Catriona McKay 

Data: sábado, 14 de novembro de 2015

Horário: das 10 às 16 horas

Local: Fundição Progresso

Endereço: R. dos Arcos, 24 - Centro

Vagas: 40. Edital e inscrições no site do festival.

 

Concerto: Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica & Catriona McKay (harpa celta)

Regente: Marcio Sanchez

Data: domingo, 15 de novembro de 3015

Horário: 14h30

Local: Parque Lage

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.  Informações:http://www.britishcouncil.org.br/