Quarta-feira, 10 de Junho de 2015

British Council realiza o seminário "Museus e seus públicos", plataforma de diálogo entre museus britânicos e cariocas

Debate sobre como aumentar o engajamento do público acontece no dia 26 de junho, no Museu de Arte do Rio - MAR

baixo (uma média de 22 mil pessoas por ano, segundo o IBRAM, 2011), em comparação aos museus internacionais. É preciso abrir o debate sobre iniciativas que funcionam, práticas que colaboram para atrair e fidelizar públicos diversos", defende Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council.

Em pesquisa realizada em 2013 pela JLeiva Consultoria e Datafolha, 34% da população da cidade do Rio de Janeiro afirma que visita museus, número que cai para 19% considerando pessoas com apenas nível fundamental. Na Inglaterra, 52% dos entrevistados disseram ter ido a um museu ou galeria em 2014, segundo a pesquisa Taking Part.

O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro terá a participação do britânico Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives & Museums (TWAM), grupo que reúne nove museus e galerias por toda a Inglaterra, além de dois grandes arquivos com o total de 1,3 milhões de visitantes por ano. Para compartilhar um pouco das iniciativas nacionais, o encontro também contará com a presença de Carlos Gradim, Diretor-presidente do Museu de Arte do Rio, que realiza atividades educativas e culturais como o MAR de Música, que atrai cerca de mil pessoas aos pilotis do museu a cada edição; e o programa Vizinhos do MAR, que busca uma aproximação com os moradores dos bairros do entorno. Todas as ações se propõe a estimular a visitação e a fidelizar o público. Tatiana Levy, Gerente Executiva e Socioeducativa do Museu Internacional de Arte Naif, irá conversar com o público sobre como a segmentação da programação do MIAN ajudou a atrair mais visitantes para o espaço, com ações específicas para famílias e bebês. O debate terá moderação de Luis Marcelo Mendes, Consultor da Fundação Roberto Marinho.

A segunda conversa será pautada pela experiência dos museus de ciência e será conduzida por Lucimara Letelier, com participação de Jean Franczyk, Diretora Adjunta do Science Museum de Londres. A instituição é o principal museu dentre os quatro do Science Museum Group (SMG), que recebe 5 milhões de visitantes por ano. Jean é responsável pelo planejamento  estratégico, programação a longo prazo e desenvolvimento e concretização de iniciativas da instituição. Compartilhando a experiência brasileira, participam do painel Diego Vaz, Chefe do Museu da Vida, que já conquistou escolas e pesquisadores, e Luiz Alberto Oliveira, Curador do Museu do Amanhã, que está previsto para ser inaugurado em setembro e promete estratégias inovadoras para engajar públicos de diversos perfis.

O seminário "Museus e seus públicos" é realizado pelo British Council, em parceria com o Museu de Arte do Rio - MAR, a Fundação Roberto Marinho, a Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Arts Council England. O evento é um desdobramento do Programa Transform de Museus, que realiza um intercâmbio de experiências para formação de novas competências na área museológica no Brasil e no Reino Unido desde 2012. Mais de 85 instituições museológicas, sendo 45 brasileiras e 40 britânicas, já estão engajadas na iniciativa, incluindo nomes como o British Museum, o V&A, a Tate e o Science Museum.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Seminário "Museus e seus públicos"

Diálogo entre museus britânicos e cariocas sobre suas experiências

Data: 26 de junho de 2015, sexta-feira

Horário: de 9 as 13 horas

Local: Museu de Arte do Rio (MAR) - Auditório da Escola do Olhar

Endereço: Praça Mauá, nº 5, 5º andar (próximo à estação Uruguaiana do metrô) - Centro - Rio de Janeiro, RJ

Capacidade: 100 pessoas

Classificação: livre

Inscrições pelo site http://transform.britishcouncil.org.br

Vagas limitadas sujeitas a lotação.

Evento gratuito, com tradução simultânea no auditório

Entrada por ordem de chegada no local.

9:00–9:30 — Abertura

9:30-11:00 — Painel 1

Palestrante: Iain Watson, Diretor do Tyne and Wear Archives & Museums (TWAM)

Panelistas: Carlos Gradim, Diretor-presidente do Museu de Arte do Rio (MAR); Tatiana Levy, Gerente Executiva e Socioeducativa do Museu Internacional de Arte Naif (MIAN)

Mediação: Luis Marcelo Mendes, Consultor da Fundação Roberto Marinho

Coffee break

11:30–13:00 — Painel 2

Palestrante: Jean M. Franczyk, Diretora Adjunta do Science Museum

Panelistas: Diego Vaz, Chefe do Museu da Vida; Luiz Alberto Oliveira, Curador do Museu do Amanhã

Mediação : Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council Brasil

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8 mil funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Acesse:  www.britishcouncil.org.br/transform. O seminário "Museus e seus públicos" é parte do Programa Transform de Museus, que realiza um intercâmbio de experiências para formação de novas competências na área museológica no Brasil e Reino Unido, além de gerar conhecimentos e informação sobre o trabalho museológico de ambos os países, formar novas competências, possibilitar projetos de intercâmbio entre museus e entre universidades e debater políticas públicas relevantes.