Terça-feira, 24 de Março de 2015

British Council traz o Scottish Ensemble, um dos principais conjuntos orquestrais britânicos da atualidade, para o Brasil pela primeira vez em 46 anos de carreira

Grupo fará concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo

O British Council trará a orquestra de cordas Scottish Ensemble para o Brasil pela primeira vez em 46 anos de existência do grupo. Eles irão realizar três apresentações em abril, que fazem parte do Transform Orchestra Leadership, um programa que busca encorajar melhores práticas no setor de orquestras e trocas de experiências entre o Brasil e o Reino Unido. A programação dos 12 músicos no país inclui dois concertos na Cidade das Artes (25 e 27/04), no Rio de Janeiro, onde eles farão um concerto gratuito após uma oficina para jovens músicos durante o festival Rio Orquestra 2015 e abrirão a segunda edição da Conferência Internacional MultiOrquestra. Na sequência, eles seguem para São Paulo, onde se apresentarão no SESC Vila Mariana (28/04).

“É um grande prazer ter o Scottish Ensemble como a orquestra convidada para esta edição da Conferência. Além de ser conhecido por sua excepcional qualidade musical, o conjunto vem realizando um trabalho notável de difusão da música clássica no Reino Unido, com projetos como o City Residencies e o belo ‘O Século XX em Perspectiva”, afirma Luiz Coradazzi, Diretor de Artes do British Council.

No primeiro concerto na Cidade das Artes e em São Paulo, o grupo irá apresentar uma obra executada por seus próprios compositores, o violinista Chris Stout e a harpista Catriona McKay. O programa também traz “Seavaigers”, um concerto duplo para violino, harpa escocesa e cordas, composto pela britânica Sally Beamish sob encomenda da orquestra. A peça conta a dramática história de uma turbulenta viagem pelo litoral da Escócia e conecta o clássico contemporâneo com a tradicional melodia folclórica escocesa.

Para a abertura da Conferência, a orquestra apresentará uma parte do repertório do projeto “O Século XX em Perspectiva: Espaços da Cidade & Cordas”, realizado em colaboração com o artista visual Toby Paterson e com curadoria do Diretor Artístico Jonathan Morton. A iniciativa mistura movimentos de obras icônicas do século XX, arte e arquitetura em ações como, por exemplo, uma apresentação com projeções em um prédio escocês abandonado da década de 70. Na mesma oportunidade, o grupo também exibirá um documentário sobre o trabalho.

“O Scottish Ensemble abrirá a Conferência com dois dos projetos mais ambiciosos realizados nos últimos anos e nós esperamos que eles iniciem as reflexões sobre os tópicos que serão debatidos ao longo do evento, que este ano terá ‘A Orquestra e a Cidade’ como tema. Também estamos muito felizes por nos apresentarmos em São Paulo, além de estarmos trabalhando em um programa em colaboração com jovens músicos, que será apresentado na Cidade das Artes”, conta Fraser Anderson, Gerente Geral do grupo.

A Conferência Internacional MultiOrquestra

A segunda Conferência Internacional MultiOrquestra reunirá, entre os dias 27 e 29 de abril, mais de 40 profissionais brasileiros e britânicos em painéis para discutir os desafios e oportunidades do setor, especialmente no que se refere às relações e interações das orquestras e espaços da música com as cidades e comunidades. As inscrições podem ser feitas no site http://transform.britishcouncil.org.br

Entre os palestrantes confirmados, estão 12 líderes de projetos britânicos como o Sage Gateshead e a Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, que levam a música para áreas carentes de suas cidades, além de instituições de todo o Brasil como a Filarmônica de Minas, Santa Marcelina Cultura, NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), Sala Cecília Meireles e UFRJ. Pela primeira vez, também estarão presentes outros três profissionais estrangeiros vindos da Alemanha, Países Baixos e Colômbia. A parceria com a Cidade das Artes se estende a realização do Rio Orquestra 2015, festival com apresentações musicais de diversos grupos nacionais entre 25 e 29 de abril.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

25/04/2015 – sábado

Atividade: apresentação. Parte do evento Rio Orquestra 2015.

Horário: 20h30

Programa: Seavaigers (Sally Beamish), Material Original (Stout/McKay), The Fiddlers Op.1 (Einojuhani Rautavaara), Sonata para cordas No. 3 (Sculthorpe) e Three Pieces in Old Style (Górecki)

Ingressos: entrada gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria no dia do evento

Local: Cidade das Artes – Avenida das Américas 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – (21) 3325-0102

www.cidadedasartes.org/programacao/interna/321

27/04/2015 – segunda-feira

Atividade: concerto de abertura da segunda edição da Conferência Internacional MultiOrquestra

Horário: 13h45

Programa: Seavaigers (Sally Beamish) e Seleção de obras do projeto “O Século XX em Perspectiva: Espaços da Cidade & Cordas”: Inquieto (Sergei Prokofiev – das Visions Fugitives, arr. Barshai), Jabiru Dreaming (Peter Sculthorpe – 1º movimento), Três Peças (Igor Stravinsky – 1º movimento), Marcha Fúnebre (Benjamin Britten – das Variações sobre um tema de Frank Bridge), Echorus (Philip Glass), Poetico (Sergei Prokofiev – das Visions Fugitives, arr. Balashov) e A Final Shaking (John Adams – de Shaker Loops).

Ingressos: Somente para os inscritos da conferência.
Inscrições em http://transform.britishcouncil.org.br
R$256 até 29/03 (desconto de 20%).
R$320 entre 30/03 e 24/04.
Grupos a partir de cinco pessoas terão desconto de 20% durante todo o período.
Estudantes e idosos terão 50% de desconto, de acordo com a lei.

28/04/2015 – terça-feira

Atividade: apresentação

Horário: 21h

Programa: Seavaigers (Sally Beamish), Material Original (Stout/McKay), The Fiddlers Op.1 (Einojuhani Rautavaara), Fratres (Arvo Pärt) e Sonata para cordas No. 3 (Peter Sculthorpe).

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) e R$ 6 (associados SESC)

Local: SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo - (11) 5080-3000

www.sescsp.org.br/unidades/13_VILA+MARIANA/

British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.