Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Celtic Connections, um dos maiores festivais de música da Europa, elege MIMO festival como parceiro na programação que representará o Brasil

Conheça as atrações brasileiras que vão participar do Celtic Connections

Com o apoio institucional do British Council e do Creative Scotland, o MIMO Festival será o parceiro oficial do Celtic Connections, destaque no Showcase Scotland 2017, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de janeiro, em Glasgow, na Escócia. O MIMO Festival levará ao Reino Unido uma seleção da música brasileira, através de artistas que melhor a representam na atualidade.

O Showcase Scotland é realizado há 17 anos, simultaneamente ao Celtic Connections, em quatro dias de intensa atividade. Em 2017, o MIMO Festival terá a honra de representar o Brasil no evento que, tradicionalmente, recebe mais de 200 convidados, sendo eles delegados de 35 países, que acompanham os concertos de todos os artistas já pensando nos próximos festivais internacionais e futuras apresentações. Esses profissionais são especializados no mercado musical e comparecem ao evento em busca de conteúdos e novidades musicais, que, no nosso caso, estarão representadas num cardápio com o que hoje temos de melhor na música popular brasileira.

É a primeira vez que o Brasil é representado no Celtic Connections, sendo este um dos maiores encontros de negócio da música mundial. Nunca um país das Américas havia sido selecionado para tal representação.

O Showcase Scotland é um dos mais importantes festivais e encontros de business musicais do mundo. Um espaço dedicado exclusivamente para a promoção da música de todo o planeta. É um encontro que tem como seu maior objetivo fazer negócios através da música. Anualmente, elege um parceiro internacional, oferecendo uma fantástica oportunidade de expansão das relações e explosão de links culturais entre as duas nações.

A participação do Brasil no Showcase Scotland irá muito além dos concertos. Uma série

de atividades serão realizadas para a promoção e divulgação da música brasileira, entre elas a montagem de um estande do MIMO Festival na Feira de Negócios, recepções e a importante rodada de negócios entre os delegados brasileiros e estrangeiros. Em edições anteriores, o Showcase Scotland teve entre seus parceiros a França (2016), Nova Zelândia (2015), Austrália e Índia (2014), Inglaterra (2013) e Catalunha (2012).

O MIMO Festival Brasil se incumbiu de programar, no Showcase Scotland, concertos dos artistas representativos da música e da cultura brasileira, que foram selecionados por Lu Araújo, idealizadora e diretora geral do MIMO, ao lado de Donald Shaw, diretor artístico do Celtic Connections.

As atrações brasileiras escolhidas para o Showcase se exibirão nos mais importantes espaços de Glasgow, como o Royal Concert Halls, o City Halls e a Igreja de St. Andrews, por exemplo. Glasgow é uma das cidades mais visitadas do Reino Unido, vencedora dos títulos de Cidade Europeia da Cultura e Cidade Europeia da Arquitetura & Design. Seus museus e galerias de arte estão entre os mais famosos do mundo. Glasgow foi nomeada pela UNESCO como a Cidade da Música. A cidade é dinâmica e cosmopolita, o que assegura para os delegados internacionais a abrangência de público e a visibilidade do trabalho dos artistas que se apresentam no evento.

“A nossa participação neste prestigiado festival reafirma o momento de grande visibilidade que o MIMO Festival e a cultura brasileira atravessam em âmbito internacional. Também nos orgulha o fato de o Brasil ser o primeiro país das Américas oficialmente representado no Celtic Connections. Estamos prontos para promover uma linda festa da nossa música para os escoceses, que reverenciam as diferentes sonoridades mundiais”, comenta Lu Araújo.

“Lu Araújo tem aberto muitas portas. São músicos que não estão naquela lista dos mais tocados, nas playlists, mas que são apreciados por quem gosta de música”, afirma Carlos Malta, que embarcará para Glasgow acompanhado do Pife Muderno.

Saiba em primeira mão algumas das atrações brasileiras que se apresentarão no Celtic Connections, representando um pouco da cultura musical do nosso país:

BABY DO BRASIL

ROBERTA SÁ

YAMANDU COSTA

HAMILTON DE HOLANDA E O BAILE DO ALMEIDINHA

CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO

RENATA ROSA

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br