Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

British Council lança “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco”, ciclo de debates que relaciona a obra do dramaturgo com temas contemporâneos, em homenagem aos 400 anos de sua morte

Projeto faz parte do programa global Shakespeare Lives e passará por diversas cidades brasileiras. Primeira parada será em São Paulo, em 14/04 (quinta-feira)

O British Council preparou uma grande homenagem para os 400 anos da morte de William Shakespeare, que serão completados no dia 23 de abril. O programa global Shakespeare Lives desembarcou no Brasil com atividades artísticas e educativas que celebram a vida e obra do dramaturgo britânico. A primeira delas será o ciclo de debates “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco”, série de cinco encontros que irá viajar o país abordando temas contemporâneos e universais que estão presentes na obra de Shakespeare, como amor, justiça, transparência, finanças, igualdade, loucura e gênero, com curadoria do jornalista Nelson de Sá. A primeira parada será no dia 14/04, em São Paulo, no Centro Britânico Brasileiro, a partir das 18h30.

O evento contará com uma leitura dramática feita por Jô Soares, seguida por um debate com o diretor teatral Gabriel Villela e com o ator e diretor britânico Greg Hicks. Membro da companhia britânica Royal Shakespeare Company, Hicks é considerado um dos maiores intérpretes shakespearianos de sua geração e já esteve em cartaz em mais de 10 produções baseadas no trabalho do dramaturgo, incluindo grandes papéis como Macbeth e Rei Lear.  O debate, promovido pelo British Council e pelo jornal Folha de São Paulo, tem entrada gratuita.

Ao longo do ano, “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco” passará ainda por outras cidades, como Belo Horizonte, no Fórum Shakespeare, em parceria com o People’s Palace Projects. O encontro será no dia 22/05, no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, onde serão abordadas reflexões sobre amor e sexo, desde a devoção adolescente de Romeu e Julieta à paixão adulta e inescrupulosa de Antônio e Cleópatra. Em julho, será a vez de Paraty, onde o British Council irá construir a Casa Shakespeare especialmente para celebrar a obra do dramaturgo durante a Flip, a maior festa literária do país. Lá, o tema da vez será o legado deixado do lado de cá do Oceano Atlântico, quando o britânico começou a voltar seus olhos para as Américas, a partir de “A Tempestade”. O Rio de Janeiro (15/08) também receberá o evento, na British House, a casa britânica durante os Jogos Olímpicos.

O “Shakespeare 400: Todo o Mundo é o Palco” faz parte do programa global Shakespeare Lives, que espera atingir meio bilhão de pessoas em todo o mundo até dezembro. Aqui no Brasil, a iniciativa inclui atividades artísticas e educativas, como a criação da Casa Shakespeare, uma programação de filmes do acervo do British Film Institute e espetáculos teatrais em diversas cidades do país. O legado de Shakespeare também será tema da campanha educacional online Play Your Part e de atividades na British House, que receberá uma nova montagem de “A Tempestade”, em parceria com o programa de capacitação de jovens nas áreas técnicas de sonorização, iluminação e direção de palco, o “Backstage to the Future”.

Programação do ano de Shakespeare no Brasil

No dia 18 de abril, na semana do aniversário do poeta, será lançado um concurso para professores e alunos dos ensinos Fundamental ll e médio de todo o Brasil. O concurso cultural “Shakespeare Hoje” vai estimular os alunos a pensar criticamente sobre a relevância do autor no contexto atual. A iniciativa contará com material pedagógico em português, elaborado pelo British Council, em parceria com a Royal Shakespeare Company.

Haverá também distribuição gratuita de materiais didáticos para o ensino de inglês com a temática de Shakespeare. Eventos relacionados ao ensino da língua receberão o apoio do British Council.

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura, com produção da People’s Palace Projects em parceria com o British Council e vai promover seminários, oficinas para atores e professores e apresentações teatrais. A parceria entre as instituições completa 21 anos em 2016. O Fórum acontece com o apoio do programa Shakespeare Lives nas cidades de São Paulo (20 a 25 Abril), Belo Horizonte (13 a 22 Maio) e Rio de Janeiro (20 a 29 Maio).

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

São Paulo

Data: 14/04 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório do Centro Britânico Brasileiro - R. Ferreira de Araújo, 741 – São Paulo

Tema: A influência de Shakespeare no mundo contemporâneo

Com Jô Soares, Gabriel Villela e Greg Hicks

Inscrições: Gratuitas, no 0800 777 0360 ou 

seminariosfolha@grupofolha.com.br

Capacidade: 500 pessoas

Classificação: livre

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.