Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

British Council realiza ciclo de debates “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco” em Belo Horizonte, com participação da diretora teatral britânica Catherine Paskell

Projeto que relaciona a obra do dramaturgo com temas contemporâneos faz parte do programa global Shakespeare Lives e passa por diversas cidades brasileiras

O British Council está realizando uma grande homenagem para os 400 anos da morte de William Shakespeare ao longo de 2016. O programa global Shakespeare Lives desembarcou no Brasil com atividades artísticas e educativas que celebram a vida e obra do dramaturgo britânico. Uma delas é o ciclo de debates “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco”, série de cinco encontros que está viajando o país abordando temas contemporâneos e universais que estão presentes na obra de Shakespeare, como amor, justiça, transparência, finanças, igualdade, loucura e gênero, com curadoria do jornalista Nelson de Sá. A iniciativa chegará a Belo Horizonte no dia 22/05, no Centro Cultural Banco do Brasil, a partir das 18h.

O evento terá como tema o “Amor, sem qualificativos”, abordando reflexões sobre amor e sexo, desde a devoção adolescente de Romeu e Julieta à paixão adulta e inescrupulosa de Antônio e Cleópatra. Para debater o assunto, o encontro terá a presença da Dra. Aimara Resende, cofundadora do Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh) e autora do livro “Foreign Accents: Brazilian Readings of Shakespeare”, do ator Diego Bagagal, membro do grupo Madame Teatro e curador do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH), e da diretora teatral britânica Catherine Paskell, eleita como uma das 25 mulheres mais poderosas e influentes no teatro galês. Ela também apresentará uma nova montagem de “O Mercador de Veneza”, com atores brasileiros, como parte do Fórum Shakespeare. Realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e pelo Ministério da Cultura, o Fórum tem produção da People’s Palace Projects em parceria com o British Council e vai promover seminários, oficinas para atores e professores e apresentações teatrais. A parceria entre as instituições completa 21 anos em 2016.

Em julho, será a vez de Paraty, onde o British Council irá construir a Casa Shakespeare especialmente para celebrar a obra do dramaturgo durante a Flip, a maior festa literária do país. Lá, o tema da vez será o legado deixado do lado de cá do Oceano Atlântico, quando o britânico começou a voltar seus olhos para as Américas, a partir de “A Tempestade”. O Rio de Janeiro também receberá o evento, na British House, a casa britânica durante os Jogos Olímpicos.

O “Shakespeare 400: Todo o Mundo é o Palco” faz parte do programa global Shakespeare Lives, que espera atingir meio bilhão de pessoas em todo o mundo até dezembro. Aqui no Brasil, a iniciativa inclui atividades artísticas e educativas, como a criação da Casa Shakespeare, uma programação de filmes do acervo do British Film Institute e espetáculos teatrais em diversas cidades do país. O legado de Shakespeare também será tema da campanha educacional online Play Your Part e de atividades na British House, que receberá uma nova montagem de “A Tempestade”, em parceria com o programa de capacitação de jovens nas áreas técnicas de sonorização, iluminação e direção de palco, o “Backstage to the Future”.

Programação do ano de Shakespeare no Brasil

Em celebração ao aniversário do poeta, foi lançado um concurso para professores e alunos dos ensinos Fundamental ll e Médio de todo o Brasil. O concurso cultural “Shakespeare Hoje” estimula os alunos a pensar criticamente sobre a relevância do autor no contexto atual. A iniciativa conta com material pedagógico em português “Shakespeare Vive nas Escolas”, elaborado pelo British Council, em parceria com a Royal Shakespeare Company, e lançado pela editora Edições de Janeiro. 

Haverá também distribuição gratuita de materiais didáticos para o ensino de inglês com a temática de Shakespeare. Eventos relacionados ao ensino da língua receberão o apoio do British Council.

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura, com produção da People’s Palace Projects em parceria com o British Council e vai promover seminários, oficinas para atores e professores e apresentações teatrais. A parceria entre as instituições completa 21 anos em 2016. O Fórum aconteceu com o apoio do programa Shakespeare Lives na cidade de São Paulo (20 a 25 Abril) e passará ainda por Belo Horizonte (13 a 22 Maio) e Rio de Janeiro (20 a 29 Maio). 

Para mais informações sobre o programa Shakespeare Lives, acesse: www.shakespearelives.org.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

Data: 22/05 (domingo)

Horário: 18h

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários

Tema: Amor, sem qualificativos

Com Catherine Paskell, Aimara Rezende e Diego Bagagal

Mediação: Nelson de Sá

Inscrições: Gratuitas, através de senhas que serão distribuídas uma hora antes do início no local

Capacidade: 110 pessoas

Classificação: livre

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br/

Sobre o Shakespeare Lives 

O programa global Shakespeare Lives relembra os 400 anos da morte de William Shakespeare com uma série de eventos e atividades que irão celebrar a vida e obra do dramaturgo britânico ao longo do ano de 2016. O projeto, liderado pelo British Council, faz parte da campanha GREAT do governo britânico.

No Brasil, o programa irá incluir a Casa Shakespeare em Paraty, durante a Flip, o maior festival literário do Brasil, além de apresentações de espetáculos teatrais baseados em clássicos como “Macbeth” e “A Tempestade”, exibições de filmes inspirados em sua obra em parceria com o British Film Institute, ciclos de debates e materiais para professores e alunos do ensino básico. O legado de Shakespeare também será tema da campanha educacional online Play Your Part e de atividades na British House, a casa britânica no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos.