Segunda-feira, 01 de Junho de 2015

Fundação Itaú Social e British Council promovem Ciclo de Debates sobre formação de lideranças escolares

No dia 11 de junho, o seminário discutirá as alternativas para o Brasil a partir de experiências da Inglaterra

Com a presença de especialistas e gestores educacionais, o Ciclo de Debates abordará o fortalecimento da liderança escolar na Inglaterra e as oportunidades para o contexto brasileiro. O evento, organizado pela Fundação Itaú Social em parceria com o Conselho Britânico, acontecerá no dia 11 de junho e terá como tema a “Formação de lideranças escolares na Inglaterra: reflexões para o Brasil”, com a participação do inglês Andy Reid, um dos profissionais mais respeitados da área.

Na Inglaterra, a formação de lideranças possibilitou inovações nas formas de governança, autonomia e responsabilização das escolas. “Quando possibilitamos que as lideranças realizem a gestão escolar, uma das mudanças mais importantes que verificamos é que as instituições de ensino desenvolvem a capacidade de identificar as dificuldades e propor estratégias para lidar com elas” aponta Reid. “E por que não adotar estas estratégias de sucesso em outros países? O Brasil tem potencial e uma rede escolar rica e variada, com muitas oportunidades. É um mecanismo poderoso que pode tomar diferentes formas em diferentes locais, com bons resultados” acrescenta.

A participação de Andy Reid no seminário é estratégica para o debate. Além da vasta experiência no Reino Unido, onde atuou como chefe de Inspeções Institucionais do Ofsted (Escritório de Padrões na Educação), o especialista conhece a realidade brasileira e trabalhou com diversos ministros e gestores públicos. Na ocasião, também será lançada a pesquisa “O sistema de formação de lideranças escolares na Inglaterra: possíveis alternativas para o Brasil”, realizada em parceria com o British Council e de autoria de Adrian Ingham e Maria Carolina Nogueira Dias, que também estarão presentes no evento.

Na opinião de Patricia Mota Guedes, gerente de educação da Fundação Itaú Social, o evento é uma oportunidade de ampliar a discussão e inseri-la no contexto nacional. “A partir de um exemplo internacional de sucesso, é possível fazermos relações com possibilidades e experiências afins na rede de ensino brasileira, considerando a realidade e o contexto local”, afirma Patricia. “O Ciclo de Debates tem a participação de gestores e educadores que trazem a reflexão sobre sua prática, o dia-a-dia das redes e escolas públicas. Por isso esperamos que a pesquisa e as experiências apresentadas colaborem com os esforços de formação de lideranças escolares no Brasil, tão estratégica para a melhoria do nosso sistema educacional”, completa.

Haverá, ainda, um debate com os gestores brasileiros Maria Cecília Amendola da Motta, Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e representante da frente de Gestão Escolar do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), e Alessio Costa Lima, Secretário de Educação do Município de Tabuleiro do Norte (CE) e Vice Presidente Nacional da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). 

O Ciclo de Debates, criado em 2011, busca ampliar a discussão e a reflexão sobre estratégias e experiências que contribuam para o aprimoramento das políticas educacionais. Já foram temas dos debates anteriores: Regime de Colaboração, Plano de Carreira dos Professores, Diretrizes Curriculares, Políticas de Aproximação entre Família e Escola e Tutoria para formação de lideranças. A iniciativa já impactou mais de 1.500 gestores públicos, técnicos, educadores e especialistas de organizações que atuam na área de educação de todo o País.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Ciclo de Debates em Gestão Educacional

Data: 11 de junho de 2015

Horário: Das 8h30 às 12h30

Local: Centro Empresarial Itaú Unibanco – Auditório Guajuviras

Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100, Jabaquara – São Paulo (SP)

Programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h15 – Panorama das políticas de formação de lideranças escolares na Inglaterra

Andy Reid – Chefe de Inspeções Institucionais do Ofsted (escritório de padrões na educação) entre 1992 e 2007.

10 horas – O Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra: possíveis alternativas para o Brasil

Adrian Ingham, Maria Carolina Nogueira Dias – coautores da pesquisa

11 horas – Intervalo

11h20 – Debate com gestores educacionais brasileiros:

Maria Cecilia Amendola da Motta – Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e representante da frente de gestão escolar do Consed.

Alessio Costa Lima – Secretário de Educação do Município de Tabuleiro do Norte/CE e Vice-Presidente da UNDIME Nacional.

11h50 – Mesa redonda com as perguntas da plateia

12h30 – Encerramento

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre a Fundação Itaú Social

 

A Fundação Itaú Social tem como objetivo central formular, implantar e disseminar metodologias voltadas para a melhoria de políticas públicas na área educacional e para a avaliação de projetos sociais, em todo o território nacional. Atua em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil, apoiando e desenvolvendo iniciativas com foco na educação integral, na gestão educacional, na avaliação de projetos sociais e na mobilização social.