Terça-feira, 26 de Abril de 2016

Concurso “Shakespeare Hoje” é lançado em escolas públicas e particulares de todo o país

Projeto cultural promovido pelo British Council irá premiar alunos e professores que produzirem vídeos sobre a atualidade da obra do célebre dramaturgo britânico. Inscrições gratuitas já podem ser realizadas 

Em homenagem aos 400 anos da morte de William Shakespeare, o British Council promove mais uma iniciativa a fim de estimular estudantes de todo o Brasil a conhecerem a obra do poeta e dramaturgo britânico. O concurso cultural “Shakespeare Hoje” propõe que grupos de até cinco alunos dos ensinos Fundamental II e Médio de escolas públicas e particulares do país, coordenados por um professor, abordem o tema “Por que Shakespeare continua atual?” por meio de um vídeo de, no máximo, quatro minutos. O conteúdo deve explorar textos e personagens de produções shakespearianas, e pode ainda conter trechos de peças, adaptações dos alunos ou algum material criativo autoral que seja inspirado pela obra do autor de “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “Macbeth” e outros tantos clássicos. Os participantes devem inserir o vídeo no YouTube, com a hashtag #ShakespeareLives, e incluir o link no formulário de inscrição disponível no site www.britishcouncil.org.br. As inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 28 de outubro.

Os professores que comandam os grupos de alunos participantes das categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio terão à disposição o material didático “Shakespeare Vive nas Escolas”. Adaptado para a língua portuguesa, o conteúdo é elaborado pelo British Council em parceria com a Royal Shakespeare Company. Parceira do concurso, a editora Edições de Janeiro cede capítulos do livro “Shakespeare: O que as Peças Contam”, de Barbara Heliodora, para os professores: “Este livro traz detalhes da obra do escritor mais importante de todos os tempos. São 37 peças teatrais resumidas por uma das maiores estudiosas brasileiras, mostrando o quão global e atemporal é Shakespeare. É um verdadeiro " manual” para a vida”,  declara o editor José Luiz Alquéres.

Os melhores materiais eleitos pelo Comitê Avaliador do British Council serão premiados: professores dos grupos campeões ganharão uma viagem para o Reino Unido, terra de William Shakespeare. Já os alunos vencedores receberão vales-presente no valor de R$ 1 mil cada. Há ainda premiações para os segundo e terceiro lugares, também em vales-presente. O resultado final será divulgado no dia 28 de novembro, e o regulamento completo está disponível em www.britishcouncil.org.br.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.