Segunda-feira, 16 de Março de 2015

British Council realiza segunda edição da Conferência Internacional MultiOrquestra, uma plataforma de diálogo para música orquestral

Inscrições para o evento, que acontece em abril na Cidade das Artes, abrem na segunda-feira (16)

Após o sucesso em Belo Horizonte em 2014, o British Council realizará a segunda edição da “Conferência Internacional MultiOrquestra: A Orquestra e a Cidade" no Rio de Janeiro. Entre os dias 27 e 29 de abril, o evento contará com a participação de mais de 40 profissionais brasileiros e britânicos em painéis para discutir os desafios e oportunidades do setor, especialmente no que se refere às relações e interações das orquestras e espaços da música com as cidades e comunidades. As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de março, pelo site http://transform.britishcouncil.org.br

Entre os palestrantes confirmados, estão 12 líderes de projetos britânicos como o Sage Gateshead e a Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, que levam a música para áreas carentes de suas cidades, além de instituições de todo o Brasil como a Filarmônica de Minas, Santa Marcelina Cultura, NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), Sala Cecília Meireles e UFRJ. Pela primeira vez, também estarão presentes outros três profissionais estrangeiros vindos da Alemanha, Países Baixos e Colômbia.

“O projeto da conferência nasceu do reconhecimento da música e de organizações musicais como agentes de transformação social e pessoal, o que se relaciona com o tema que escolhemos para este ano: a orquestra e a cidade. Olhando para o cenário orquestral brasileiro, seria fácil perceber a riqueza criativa e o potencial das organizações como protagonistas dos panoramas culturais nacionais, porém ainda não havia um espaço qualificado de diálogo, ou mesmo um órgão de representação do setor. Ao mesmo tempo, o setor britânico desenvolve um olhar de dentro para fora, em que busca experiências inspiradoras e renovadoras. Existe um reconhecimento do Brasil como uma usina de inovação em práticas de engajamento e desenvolvimento social por meio da cultura, e um interesse genuíno nestas experiências”, explica Luiz Coradazzi, diretor de artes do British Council.

Temas como infraestrutura, desenvolvimento de público, políticas públicas de acesso à cultura e as expectativas das novas gerações de músicos e gestores culturais serão debatidos na Cidade das Artes. O concerto de abertura será da orquestra de cordas Scottish Ensemble, única do gênero no Reino Unido, que virá ao Brasil pela primeira vez em 46 anos de existência. Eles compõem a programação musical do evento ao lado de grupos como a Filarmônica de Minas e a Orquestra Petrobras Sinfônica, em apresentações que também terão ingressos à venda. Os escoceses também desenvolverão atividades educativas com jovens músicos brasileiros.

Esta edição da Conferência também será marcada pela participação ativa de músicos profissionais e iniciantes, não apenas nos painéis, mas em atividades paralelas à programação principal. Katherine Zeserson, do Sage Gateshead, desenvolveu e conduzirá um programa imersivo para desenvolvimento de lideranças em 15 jovens músicos brasileiros.

Outro marco desta conferência é a criação da Abro, a Associação Brasileira de Orquestra, um dos maiores legados da primeira edição e que se concretiza agora com a realização da primeira plenária. Na cerimônia de oficialização, serão eleitos os membros do conselho e os primeiros objetivos a serem alcançados pelo grupo.

Com realização do British Council e com patrocínio do BNDES e do Arts Council England, o evento faz parte do calendário oficial das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro e integra uma plataforma de diálogo entre orquestras, conservatórios, salas de concerto e festivais de música do Brasil e do Reino Unido: o British Council Transform Orchestra Leadership (TOL).

A parceria com a Cidade das Artes se estende a realização do 1º Encontro Rio Orquestra, festival com apresentações musicais de diversos grupos nacionais entre 25 e 29 de abril.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br  ou ligue para (11) 2106-7500.

Inscrições

16/03 a 29/03 – R$256 (desconto de 20%)

30/03 a 24/04 – R$320

Grupos a partir de cinco pessoas terão desconto de 20% durante todo o período

Estudantes e idosos terão 50% de desconto, de acordo com a lei

Cidade das Artes – Avenida das Américas 5300, Barra da Tijuca – (21) 3325-0102

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8000 funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas a promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Acesse:  www.britishcouncil.org.br/transform. Além da Conferência, o TOL realiza intercâmbio de profissionais e organizações orquestrais como forma de capacitação e criação de redes no setor tendo já contemplado cinco profissionais brasileiros e três britânicos, alguns dos quais contarão sobre esta experiência na Conferência.