Terça-feira, 29 de Setembro de 2015

British Council realiza o evento “Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido – design, tecnologia e inovação moldando as sociedades”

Especialistas britânicos e brasileiros irão debater os desafios da Economia Criativa em série de encontros gratuitos e abertos ao público por todo o Brasil, entre setembro e dezembro

A Economia Criativa estará em pauta em uma série de debates gratuitos e abertos ao público promovidos pelo British Council, que serão realizados por todo o Brasil entre setembro e dezembro de 2015. O “Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido – design, tecnologia e inovação moldando as sociedades” passará por Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa tem o BNDES como patrocinador e é uma parceria com organizações brasileiras e britânicas que atuam na área. Entre os nomes confirmados na programação, estão representantes de organizações britânicas como NESTA, The Sage Gateshead, Spike Island e RSA; e brasileiras como BNDES, Instituto Europeo de Design, Porto Digital, Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Sesc, Senac e MAR - Museu de Arte do Rio.

“O Diálogos é o resultado de uma série de três publicações temáticas lançadas por nós em 2014. Com estes encontros, buscamos oferecer a experiência do Reino Unido como uma possível inspiração para o desenvolvimento de novos projetos e políticas no contexto brasileiro e vice-versa”, afirma Luiz Coradazzi, Diretor de Artes do British Council. 

Em cada cidade, especialistas brasileiros e britânicos irão se unir para trocar experiências sobre as perspectivas, desafios e soluções com as quais os dois países vêm lidando na última década, quando o conceito de Economia Criativa foi amplamente difundido e se tornou um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do Brasil. Os debates são voltados para gestores, empresários, jovens empreendedores e acadêmicos. Os bate-papos levarão em conta as necessidades locais de cada uma dessas cidades, ancoradas nos temas da regeneração urbana, inovação e design. Os encontros serão moderados pela pesquisadora e economista Lídia Goldenstein, que foi curadora da série de publicações do British Council e já atuou como Assessora Econômica da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo e da presidência do BNDES.

Economia Criativa é o modelo que inclui modos de gestão ou negócios que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos. Em 2013, o PIB da indústria criativa no Brasil foi de R$126 bilhões. No Reino Unido, pioneiro no setor, os empreendimentos do gênero geram R$76,9 bilhões de libras por ano para a economia local.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

PORTO ALEGRE

Debate: Design, tecnologia e inovação moldando as sociedades Regeneração urbana através da cultura e o impacto para a economia local

Com Thorben Dittes (The Sage Gateshead, Reino Unido) e Victoria Pommery (Turner Contemporary, Reino Unido) Helen Legg (Spike Island). Mediação: Lídia Goldenstein.

Data: 13 de outubro de 2015, terça-feira

Horário: das 17 às 20 horas

Local: a confirmar

Inscrições serão abertas em breve.

Parceria local com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

RECIFE

Debate: Design, tecnologia e inovação moldando as sociedades Regeneração urbana através da cultura e o impacto para a economia local

Com Thorben Dittes (The Sage Gateshead, Reino Unido),Victoria Pommery (Turner Contemporary, Reino Unido) Helen Legg (Spike Island) e Chico Saboya (Porto Digital) e Luciane Gorgulho (BNDES). Mediação: Lídia Goldenstein.

Data: 15 de outubro de 2015, quinta-feira

Horário: das 19 às 22 horas

Local: a confirmar

Inscrições serão abertas em breve.

Parceria local com Porto Digital.

RIO DE JANEIRO

Debate: Design, tecnologia e inovação moldando as sociedades Políticas públicas no fomento à inovação e ao empreendedorismo

Com Hasan Bakshi (Nesta, Reino Unido), Sevra Davis (RSA, Reino Unido) e Luciane Gorgulho (BNDES). Mediação: Lídia Goldenstein.

Data: 30 de novembro de 2015, segunda-feira

Horário: das 10 às 13 horas

Local: a confirmar

Inscrições serão abertas em breve.

SÃO PAULO

Debate: Design, tecnologia e inovação moldando as sociedades

Com Hasan Bakshi (Nesta, Reino Unido) e Sevra Davis (RSA). Mediação: Lídia Goldenstein.

Data: 2 de dezembro de 2015, quarta-feira

Horário: das 19 horas às 21h30

Local: Sesc Centro de Pesquisa e Formação

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista - São Paulo, SP

Inscrições serão abertas em breve.

Parceria local com Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Debate: Design, tecnologia e inovação moldando as sociedades

Com Hasan Bakshi (Nesta, Reino Unido) e Sevra Davis (RSA). Mediação: Lídia Goldenstein.

Data: 3 de dezembro de 2015, quinta-feira

Horário: a confirmar

Local: Senac Santo Amaro

Endereço: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro - São Paulo, SP

Inscrições serão abertas em breve.

Parceria local com Senac São Paulo.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8 mil funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Acesse: www.britishcouncil.org.br/transform