Sexta-feira, 06 de Novembro de 2015

Empresas se mobilizam em SP para debater metas para a COP

Compromisso assumido pelo Brasil prevê redução de emissões em 37% até 2025. Ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) têm presença confirmada no evento

No dia 12/11 (quinta-feira) organizações que representam o setor empresarial nas discussões sobre Mudanças Climáticas se reúnem em São Paulo para o seminário Implicações e oportunidades para o meio empresarial diante da nova INDC brasileira (Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas, em tradução livre). O evento, que tem apoio do British Council, é uma realização da Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) – que reúne o Instituto Ethos, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), o Carbon Disclosure Program (CDP), o Pacto Global e o Instituto Envolverde.

Na companhia de CEOs e dos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), o grupo vai discutir como o setor pode atuar para que o Brasil consiga cumprir o compromisso de reduzir as emissões de gases em 37% até 2025. A nova INDC foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em setembro deste ano, em Nova York.

A intenção é estabelecer formas mais proativas de participação do empresariado brasileiro na promoção de uma economia de baixo carbono. Além disso, serão discutidas as consequências e as oportunidades geradas pela nova meta, assim como as necessidades de adequação dos setores produtivos.

Farão parte da mesa o Ministro da Fazenda Joaquim Levy, a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, Wilson Ferreira Junior, Presidente da CPFL e Marcelo Araujo, Presidente Executivo do Grupo Libras. Eles vão tratar dos impactos da INDC nos setores produtivos brasileiros. Mecanismos financeiros e incentivos para transição de uma economia de baixo carbono também estarão na pauta. O diálogo será mediado por Celina Carpi, Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

O evento contará com apresentação da Embaixada do Reino Unido no Brasil sobre as oportunidades de cooperação bilateral em clima. British Council e Ministério do Meio Ambiente anunciarão parceria para a coordenação e investimentos do Newton Fund  em  uma Plataforma de Conhecimento em Adaptação às Mudanças Climáticas.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

12/11, a partir das 8h

Instituto Tomie Ohtake.

Rua Coropés, 88 – Pinheiros

Pedimos a gentileza de confirmar presença com a assessoria de imprensa: Nara Lacerda ou Tales Rocha. E-mail: nara@talesrocha.com.br | Telefones: (11) 3253 3227 e (11) 99643-3432

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8 mil funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.