Segunda-feira, 22 de Junho de 2015

Especialistas britânicos falam sobre  Educação e Acessibilidade Cultural em Museus a convite do British Council 

 Diretora adjunta do Science Museum, de Londres, Jean Franczyk e Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives and Museums (TWAM) participam, entre os dias 24 e 26 de junho, da 7ª edição do Encontro Paulista de Museus , com o apoio do Programa Transform de Museus.

 O Programa Transform de Museus, idealizado pelo British Council, traz ao Brasil Jean Franczyk, diretora adjunta do Science Museum de Londres, e Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives and Museums (TWAM). Ambos participam da 7ª edição do Encontro Paulista de Museus - realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com o British Council - que acontece entre os dias 24 e 26 de junho. Os especialistas do Reino Unido também estarão presentes no seminário "Museus e seus públicos", realizado pelo British Council, dia 26 de junho, no Museu de Arte do Rio – MAR.

Na 7ª edição do Encontro Paulista de Museus, Jean Franczyk dará a palestra “Constant Transformation: storytelling in the information age” (Transformação Constante: Storytelling na era da informação) no dia 24, das 10h45 às 12h, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, enquanto Iain Watson falará sobre Educação em Museus e Acessibilidade Cultural, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), dia 25 das 9h30 às 11h. 

Durante o Encontro, Luiz Coradazzi, diretor de Artes do British Council, anunciará oficialmente o curso Museum Academy, cuja proposta é atender a qualificação desejada pelos profissionais de museus brasileiros, envolvendo instrutores britânicos e brasileiros para colaborarem em capacitação de suas equipes. O curso, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro, será conduzido por Bill Griffiths, arqueólogo e Diretor de Programas do Tyne & Wear Archives and Museums. O Museum Academy está com inscrições abertas no site www.transform.com.br

No dia 26 de junho, os dois britânicos também participam do seminário "Museus e seus públicos", no Rio de Janeiro. Realizado pelo British Council, o evento propõe um diálogo entre museus britânicos e cariocas e tem como tema principal o debate sobre formas de atrair, desenvolver e engajar os diversos públicos junto às instituições de arte. A iniciativa reunirá profissionais dos dois países para discutir as melhores práticas, tendências e estudos de caso que possam inspirar novos modelos, ações e oportunidades para museus.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Serviço sobre o curso Museum Academy

Inscrições: até 2 de agosto de 2015 pelo site do British Council 

Requisitos e público-alvo: profissionais que trabalham em museus e instituições culturais, com no mínimo três anos de experiência.

Data do curso: de 21 a 25 de setembro de 2015 (segunda a sexta-feira)

Horário: das 9 às 17 horas

Carga horária: 40 horas

Investimento: R$ 700,00

Número de participantes: 20 

Localização: São Paulo, SP

Certificação: o certificado será expedido pelo British Council após a conclusão do curso.

*O curso terá tradução simultânea.

Serviço sobre o 7º Encontro Paulista de Museus

Palestra: “Constant Transformation: storytelling in the information age”, com Jean Franczyk

Data: 24 de junho de 2015 

Horário:10h45 às 12h

Local: Auditório do Palácio dos Bandeirantes

Endereço: Av. Morumbi, 4.500 -  Portão 2 – Morumbi, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2193-8282

Palestra: Educação em Museus e Acessibilidade Cultural, com Iain Watson

Data: 25 de junho de 2015 

Horário: 9h30 às 11h

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 3 - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - São Paulo – SP

Telefone: (11) 5085-1300

Inscrições: até o dia 21 de junho de 2015. Após esse período, as inscrições serão aceitas nos locais do evento, mediante disponibilidade de assentos nos auditórios.

Classificação: livre

Vagas limitadas sujeitas a lotação.

Serviço sobre o seminário “Museus e seus públicos"

Diálogo entre museus britânicos e cariocas sobre suas experiências

Data: 26 de junho de 2015, sexta-feira

Horário: de 9 as 13 horas

Local: Museu de Arte do Rio (MAR) - Auditório da Escola do Olhar

Endereço: Praça Mauá, nº 5, 5º andar (próximo à estação Uruguaiana do metrô) - Centro - Rio de Janeiro, RJ

Telefone: (21) 3031-2741

Capacidade: 100 pessoas

Classificação: livre

Inscrições pelo site http://transform.britishcouncil.org.br

Vagas limitadas sujeitas a lotação.

Evento gratuito, com tradução simultânea no auditório

Entrada por ordem de chegada no local.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. 

Informações: www.britishcouncil.org.br

Sobre o Programa Transform de Museus

O Programa Transform de Museus é um desdobramento do Transform, programa de artes do British Council. Com duração de quatro anos, foi idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, e busca fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições dos dois países para obter resultados a longo prazo.  www.britishcouncil.org.br/transform