Sexta-feira, 08 de Maio de 2015

Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council traz leitura dramática, workshop e mesa redonda a São Paulo

Eventos são gratuitos e abertos ao público

Os eventos que acontecem no mês de maio como parte da programação do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council incluem a leitura dramática da peça Em Colônia, de Monalisa Vasconcelos e um workshop e mesa-redonda com a dramaturga escocesa Stef Smith (Roadkill) em que o tema "Estruturas Dramáticas não Convencionais para o Teatro" será abordado. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, com vagas limitadas sujeitas à inscrição prévia.

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, criado em 2007, dedica-se à descoberta e formação de novos autores teatrais brasileiros. A proposta tem por base uma atuação conjunta de ambas as instituições – Sesi-SP e British Council –, na criação de um centro de desenvolvimento dramatúrgico inspirado em modelos adotados pelo teatros britânico e por seus dramaturgos, mas com uma metodologia adaptada à realidade brasileira. É coordenado por Marici Salomão, com a assistência de César Augusto.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Leitura Dramática: Em Colônia

Texto de Monalisa Vasconcelos. Direção de André Garolli. Coordenação de Marici Salomão. Assistência de César Augusto. Com André Garolli, Carlota Joaquina, Clara Carvalho, Eucir de Souza, Fernanda Viacava, Isadora Ferrite, Luís Vaz, Maira Cardoso, Paulo Bordhin e Walter Breda. Classificação indicativa: 12 anos.

Em Colônia é uma peça sinfônica. Um grande conjunto de instrumentos a serem orquestrados a partir de quatro movimentos. E onde todos pulsam. Movimento dos horrores praticados em nome da saúde e da razão na fundação psiquiátrica Colônia. Desses horrores revelados pelo livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex. Da revelação transformada pela poesia teatral de uma artista em busca de sua própria voz. Dessa voz, em seu encontro com todas as outras, na construção de uma estação onde personagens ficcionais são internados pelos fatos reais de todos os movimentos anteriores. E a música que se ouve é nada senão a luta contra o silêncio provocado pelo espírito de um tempo que cria doenças para oferecer a cura. Após a apresentação, haverá um bate-papo com a equipe artística.

Data: quarta-feira, 13 de maio de 2015

Horário: 20 horas

Capacidade: 50 lugares

Inscrições: pelo telefone (11) 3146-7434, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas

Em Colônia é uma peça sinfônica. Um conjunto de instrumentos a serem orquestrados a partir de quatro movimentos. E onde todos pulsam. Movimento dos horrores praticados em nome da saúde e da razão na fundação psiquiátrica Colônia; desses horrores revelados pelo livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex. Da  busca de uma artista por sua própria voz. Do encontro desta voz poético-teatral com outras, na construção de uma estação onde personagens ficcionais são internados pelos fatos reais de todos os movimentos anteriores. E a música que se ouve é nada senão a luta contra o silêncio provocado pelo espírito de um tempo que cria doenças para oferecer a cura.

Após a apresentação, haverá um bate-papo com a equipe artística.

www.sesisp.org.br/dramaturgia

Entrada gratuita.

Mesa-Redonda: Estruturas Dramáticas não Convencionais para o Teatro, com a dramaturga escocesa Stef Smith. Mediação de Marici Salomão e César Augusto.

A partir de seu próprio trabalho, reconhecido e premiado no Reino Unido, como Roadkill e Jamais Vu, a dramaturga Stef Smith aborda a construção de personagens teatrais no atual contexto de nossa vida caótica e fragmentada. Assim como no workshop do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council (veja abaixo), são explorados tópicos como a relação simbiótica entre estrutura e conteúdo, com exemplos de peças de teatro britânicas contemporâneas.

Data: quarta-feira, 27 de maio de 2015

Horário: 20 horas

Capacidade: 50 lugares

Informações: no site www.sesisp.org.br/dramaturgia

Entrada gratuita.

Workshop: Estruturas Dramáticas não Convencionais para o Teatro, com a dramaturga escocesa Stef Smith.

Pela lente de sua própria experiência, Stef Smith irá explorar de que modo e por qual motivo um dramaturgo usa estruturas não convencionais no teatro, sobre como se dá a construção do personagem no mundo de hoje, além de abordar a relação simbiótica entre estrutura e conteúdo. Stef estudou Arte Dramática e Artes Cênicas, com especialização em Direção, na Queen Margaret University, em Edimburgo. Desde que se formou, produz peças com tema predominantemente politico e histórias inéditas.

Data: de 25 a 28 de maio de 2015

Horário: de segunda a quinta-feira, das 14 às 18 horas

Endereço: Avenida Paulista, 1.313, Cerqueira César - São Paulo - SP

Vagas: 18 (12 para alunos do Núcleo de Dramaturgia e 6 para selecionados)

Inscrições: até 10 de maio pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia

Participação gratuita. Consulte o regulamento antes de fazer sua inscrição.

British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br