Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015

Divulgação de pesquisas inéditas sobre o ensino do inglês no Brasil marcam os 70 anos do British Council no país

Programação alusiva à data também terá debates sobre educação e cooperação internacional

Entre os dias 20 e 26 de agosto o British Council realizará uma série de atividades para marcar seus 70 anos no Brasil. A organização britânica está presente em mais de 100 países, sempre com o objetivo de estabelecer a troca de experiências, ideias e conhecimentos entre pessoas ao redor do mundo. Como áreas centrais de atuação estão a língua inglesa e o intercâmbio de boas práticas no campo das artes, educação e sociedade.

No marco das sete décadas de atividade no país, o British Council começa a programação no dia 20 de agosto recebendo, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo, o lançamento do “Cenários Transformadores para a Educação Básica”, projeto realizado pelo Instituto Reos com o apoio e financiamento de diversas organizações e movimentos do terceiro setor.  No evento, será apresentado um conjunto de cenários relevantes para o futuro da educação básica no país para 2032, a partir de pesquisa realizada com 71 pessoas da área, vinculadas a diferentes instituições públicas e privadas, organizações, redes e movimentos da sociedade civil. Deste grupo, 41 participaram do exercício coletivo de elaboração dos cenários.

No dia 21, no mesmo local, acontece o debate “Perspectivas para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento Social no Brasil”, organizado com a Christian Aid, que também comemora em 2015 os 70 anos de atuação global para erradicar as causas da pobreza e da desigualdade . Mediada pela gerente de projetos da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, a mesa de debate será composta por Iara Pietricovsky, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Katherine Zeserson, do INSPIRE Music, e o Professor Giorgio Romano da UFABC e irá discutir importância da cooperação internacional, seus modelos e parcerias nos dias de hoje.

Ainda dentro da programação que marca os 70 anos, o British Council divulgará no dia 26 de agosto dados de pesquisa inédita sobre o ensino de inglês na educação pública no Brasil. O estudo foi elaborado pelo Instituto Plano CDE, que entrevistou 1269 professores do idioma da rede pública de ensino, nas diferentes regiões do país. O objetivo da pesquisa foi entender as principais características do ensino da língua inglesa na Educação Básica da rede brasileira e também identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores do idioma.

Na ocasião, também serão divulgados dados do estudo global “English in Brazil”. A pesquisa parte de uma série de publicações globais que examinam percepções e fatores que influenciam o aprendizado de inglês.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500

Todos eventos acontecem no Centro Brasileiro Britânico, na Sala Cultura Inglesa

Endereço: Rua Ferreira de Araújo,741, Pinheiros, São Paulo, SP

Lançamento “Cenários Transformadores para a Educação Básica”

Quando: 20 de agosto, entre 11h e 13h

Grupo convocador: Ação Educativa, Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Consed, GIFE, Todos Pela Educação, Undime.

Organizações financiadoras: Instituto C&A, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Itaú Social, Instituto Unibanco, Ação Educativa. Realização: Instituto Reos.  Apoio ao lançamento: British Council

Debate: “Perspectivas para a cooperação internacional e desenvolvimento social no Brasil”

Quando: 21 de agosto, entre 9h30 e 12h30

Realização: British Council e Christian Aid