Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015

Festival de rúgbi toma conta das areias de Copacabana

Para celebrar a Copa do Mundo de Rúgbi que ocorre no Reino Unido, o Consulado Geral Britânico e o British Council promovem evento com demonstrações e clínicas deste esporte que volta a integrar os Jogos Olímpicos Rio2016

No próximo sábado, 3 de outubro, Copacabana receberá um torneio de rúgbi, que reunirá 150 crianças e adultos. Promovido pelo Consulado Geral Britânico em parceria com o programa Try Rugby RJ, o evento terá, ainda, clínicas sobre o esporte nascido na Inglaterra em 1823 e exibição de alguns jogos da Copa do Mundo de Rúgbi 2015, que acontece no Reino Unido, até 31 de outubro.

O objetivo do evento nas areias da praia de Copacabana é chamar a atenção para o crescimento do esporte no Brasil e para o retorno da modalidade aos Jogos Olímpicos, em 2016, depois de 92 anos fora da competição. “Além de celebrarmos o rúgbi, que é tão popular no Reino Unido, nossa proposta é divulgar um pouco esse esporte que incentiva a interação, valoriza a autoestima e motiva a independência e a autoconfiança dos seus praticantes”, destaca Jonathan Dunn, Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro.

Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, o rúgbi vem ampliando seu número de adeptos, com ligas em diferentes capitais e projetos sociais. No Rio de Janeiro, uma iniciativa internacional pioneira é realizada pelo British Council em parceira com a Premiership Rugby, a Firjan e conta com o patrocínio da Jaguar Land Rover.

O programa Try Rugby Brasil traz ao país alguns técnicos britânicos da Liga Inglesa de Rúgbi, uma das mais importantes do mundo, para atuar em escolas e comunidades carentes de 5 Estados brasileiros, dentre eles o Rio de Janeiro. “O programa usa o esporte como uma ferramenta para engajar crianças e jovens em diversos estados brasileiros, promovendo saúde, educação e resultados sociais, e visa aumentar o número de praticantes do rúgbi no Brasil”, explica Eric Klug, diretor do British Council Brasil.

Grupos de crianças representando quatro comunidades cariocas participantes do projeto no Rio estarão presentes para demonstrar a prática do esporte junto ao técnico britânico da Premiership Rugby, Dominic Caton. Comparecem ao evento também os representantes de empresas britânicas ligadas à área de Esporte, membros dos clubes de rúgbi, e demais convidados das missões diplomáticas que participam da Copa do Mundo. O evento em Copacabana conta com o apoio da Jaguar Land Rover e da DHL, patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Rúgbi 2015.

Copa do Mundo de Rúgbi 2015
Durante o campeonato mundial serão disputados 48 jogos em 12 cidades da Inglaterra e do País de Gales, incluindo o Estádio Olímpico, palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. Considerado o terceiro maior evento esportivo do mundo, a Copa reúne seleções de 20 países diferentes e vai impulsionar a economia britânica com 1 bilhão de libras para o PIB do Reino Unido. A isso se inclui 85 milhões de libras em projetos de infraestrutura e com o apoio à criação de 41 mil postos de trabalho. Ao todo, cerca de 400 mil visitantes estrangeiros devem visitar o Reino Unido durante a Copa.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Festival de rúgbi em Copacabana

Data: 03 de outubro, sábado

Local: Avenida Atlântica - Quiosque Lido, em frente à Rua Prado Júnior

Programação:

12h30 – Boas-vindas do Cônsul Geral Jonathan Dunn

12h45 – Transmissão pela TV do jogo Escócia x África do Sul – Copa do Mundo 2015

13h00 – Início do Mini Torneio Try Rugby com crianças do projeto

14h15 – 1ª sessão da clínica de rúgbi para convidados

15h00 – 2ª sessão da clínica de rúgbi para convidados

16h00 – Transmissão pela TV do jogo Inglaterra x Austrália – Copa do Mundo 2015

18h00 – Fim do evento

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8 mil funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

GREAT Britain

Presente em mais de 60 países, a campanha GREAT Britain foi lançada no Brasil em 2012 com a presença do Príncipe Harry. O objetivo é divulgar o que o Reino Unido tem de melhor para atrair oportunidades nas áreas de negócios, educação e turismo. Para isso, a GREAT está apoiada em diferentes pilares que destacam as áreas de expertise britânica, como: tecnologia, inovação, cultura, legado esportivo, música, sustentabilidade, criatividade e empreendedorismo. Acompanhe a GREAT Britain no Brasil pelo Facebook (/ukinbrazil) ou pelo Twitter (@ukinbrazil).

Sobre o Try Rugby

O Try Rugby é uma iniciativa internacional pioneira, realizada em parceira pela Premiership Rugby, o British Council e parceiros locais. O projeto traz técnicos britânicos da Premiership Rugby, uma das ligas de rúgbi mais importantes de mundo, para atuar em escolas e comunidades no Brasil. Além de proporcionar aos jovens a oportunidade de jogar rúgbi pela primeira vez, o Try Rugby é projetado para ajudá-los a desenvolver habilidades valiosas como trabalho em equipe, liderança e disciplina. O programa também visa estender o conhecimento da língua inglesa através do contato entre jovens do Reino Unido e do Brasil.

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido. A empresa possui duas marcas ícones da indústria automotiva britânica: Jaguar, uma das principais fabricantes de carros esportivos de luxo, e Land Rover, líder mundial de veículos utilitários premium. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a empresa conta com mais de 32 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em mais de 170 países. Possui hoje cinco unidades fabris, sendo quatro no Reino Unido e uma na China, bem como uma unidade de montagem local na Índia. Presente há mais de 20 anos no Brasil, a Jaguar Land Rover tem mais de 40 concessionários no país e irá inaugurar sua fábrica em Itatiaia/RJ no ano de 2016.