Terça-feira, 23 de Junho de 2015

Herbário Virtual-Reflora comemora 1 milhão de imagens e nova parceria

O projeto Herbário Virtual-Reflora, iniciativa do CNPq  coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, chega a 1 milhão de imagens de amostras botânicas disponibilizadas online e celebra parceria com o British Council. JBRJ lança também seu Portal de Dados.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) tem uma tripla comemoração no dia 25 de junho. No momento em que alcança 1 milhão de imagens digitalizadas e disponibilizadas para o público – conquista pioneira por uma instituição científica no país – por meio do projeto Herbário Virtual-Reflora, celebra também um convênio entre o CNPq, o British Council e o Royal Botanic Gardens de Kew, Reino Unido, para garantir a continuidade do projeto na instituição de pesquisas londrina, a partir de recursos do CNPq e do Newton Fund. O Jardim também lança o seu Portal de Dados, que dará acesso a milhares de dados das pesquisas científicas realizadas pelo JBRJ.

O Herbário Virtual-Reflora também disponibiliza amostras, chamadas tecnicamente de exsicatas, que estão no acervo do próprio herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de outros 17 herbários nacionais, com o apoio do Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira – SiBBr e do Inventário Florestal Nacional – IFN. A constituição desse enorme acervo digital facilita e agiliza o trabalho de pesquisa, uma vez que os botânicos não precisam mais se deslocar de cidade ou de país sempre que precisarem estudar uma amostra.

Em convênio anterior, entre a Fapemig e a empresa Natura, mais de 110 mil imagens do herbário londrino já haviam sido repatriadas, fomentando 804 semanas de pesquisas em Kew com 86 pesquisadores brasileiros entre 2012 e 2014.

O Newton Fund  está investindo £676.094 libras esterlinas no projeto – o equivalente a aproximadamente R$ 3.220.000,00, o que permitirá a digitalização de 80 mil exsicatas de Kew, além de prover apoio técnico e científico a mais de 20 pesquisadores brasileiros apoiados pelo CNPq em visitas de estudo àquela instituição em 2015. O  Newton Fund é uma iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia.

Herbários nacionais e internacionais que participam do projeto Herbário Virtual-Reflora: Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB), Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE), Herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CEN), Herbário do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), Herbário Prisco Bezerra (EAC), Herbário da ESALQ (ESA), Herbário da Universidade Federal de Santa Catarina (FLOR), Herbário Dr. Roberto Miguel Klein (FURB), Herbário Barbosa Rodrigues (HBR), Herbário do Depto. de Ciências Florestais da Universidade de Santa Maria (HDCF), Herbarium Uberlandense (HUFU), Herbário do Museu Botânico Municipal (MBM), Museu Paraense Emílio Goeldi (MG), Herbário Rondoniense (RON), Herbário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Herbário da Universidade Federal do Paraná (UPCB), Herbário Central da Universidade Federal do Espírito Santo (VIES), Royal Botanic Gardens de Kew, Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, Missouri Botanical Gardens, New York Botanical Garden, Naturhistorisches Museum Wien e Naturhistoriska Riksmuseet.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Convênio Reflora UK
Dia 25 de junho de 2015, às 9h.
Salão do Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão, 915, Jardim Botânico.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o sitewww.britishcouncil.org.br.

Sobre o Newton Fund

O Newton Fund é uma iniciativa do governo britânico  de 375 milhões de libras esterlinas, destinado a promover o bem-estar social de seus países parceiros durante cinco anos, através de parcerias e colaborações em pesquisa e inovação. O Fundo é parte do compromisso oficial do Reino Unido de Apoio ao Desenvolvimento (ODA) para promover iniciativas para fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos países emergentes. No Brasil, é estrategicamente coordenado pela Rede Britânica de Ciência e Inovação, baseada na Embaixada Britânica em Brasília e no Consulado-Geral do Reino Unido em São Paulo.

 

Em seu segundo ano de atuação no Brasil,o Newton Fund já firmou parcerias com Confap, Fapesp, CNPq, Capes, Embrapa, Senai, Ministério do Meio Ambiente  e UENP. A previsão é que o fundo invista no país cerca de  £27 milhões (cerca de R$120 milhões) até 2017. 

Sobre o CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o Royal Botanic Gardens, Kew

O Royal Botanic Gardens, Kew é uma organização científica internacionalmente respeitada por suas notáveis coleções, bem como por sua expertise científica em diversidade de plantas, conservação e desenvolvimento sustentável no Reino Unido e no mundo todo. Os 132 hectares de jardins paisagísticos de Kew e sua propriedade rural, Wakehurst, atraem mais de 1,5 milhões de visitas por ano. Wakehurst é a sede do Millennium Seend Bank de Kew, o maior banco de sementes de plantas selvagens no mundo.

Sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é um centro de pesquisa nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Com 140 hectares, também oferece à sociedade atividades culturais, de educação ambiental, de responsabilidade socioambiental e de lazer. Atualmente, o Herbário do JBRJ conta com 600.000 exsicatas de todos os grupos vegetais e fungos, sendo que cerca de 20 mil novas amostras são incorporadas anualmente. Destaca-se ainda a coleção de typus nomenclaturais, com cerca de 7.500 amostras.