Quinta-feira, 16 de Junho de 2016

British Council abre inscrições para o programa de capacitação “Backstage to the future” nesta quinta-feira (16/06)

Projeto inclui aulas com especialistas britânicos sobre produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco, além de oportunidades de participar da montagem de eventos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Você é um produtor de eventos, iluminador ou técnico de som em início de carreira? Tem vontade de desenvolver habilidades específicas da sua área em um curso internacional? Gostaria de expandir seus conhecimentos na área de gestão de eventos e ter ferramentas para soluções criativas? Estas são algumas das habilidades que serão desenvolvidas no programa “Backstage to the future”, realizado pelo British Council. As inscrições gratuitas que irão selecionar 20 jovens profissionais estão abertas até 30 de junho, às 13h, pelo site http://transform.britishcouncil.org.br

“Desenvolvemos um estudo, com a JLeiva Consultoria, e identificamos que os técnicos de artes cênicas são uma grande demanda do mercado. Por isso, escolhemos focar em jovens profissionais para este curso”, conta Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council. 

O curso será realizado durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com o objetivo de fomentar as possibilidades de trabalho destes jovens como o legado das Olimpíadas de Londres 2012 para a Rio 2016. O programa contará com professores especialistas da produtora britânica Walk the Plank. Eles irão treinar 24 jovens profissionais do Brasil e do Reino Unido, selecionados para o programa de capacitação, que inclui atividades teóricas, práticas e colaborativas. Os estudantes vão trocar experiências ao longo de um mês, em áreas como Iluminação, Sonorização, Coordenação de produção, Gestão de eventos e Produção Criativa. O programa inclui ainda aulas de inglês para vocabulário técnico da área e discussões sobre acessibilidade, comunicação, solução de problemas em produções de baixo orçamento, divulgação de eventos e o trabalho do freelancer.

Ao final do curso, em setembro, todos os alunos terão a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em espetáculos britânicos vinculados a um programa de capacitação de técnicos locais. A Scottish Dance Theatre, a principal companhia de dança contemporânea da Escócia, trará a apresentação Miann para o Teatro Carlos Gomes, e o Graeae, premiado grupo britânico conhecido por promover a acessibilidade na arte, trará ao Brasil o espetáculo The Garden, exibido durante as Paralimpíadas de Londres 2012. Quatro jovens serão também selecionados para participarem da Oficina de Acessibilidade em Cultura British Council-Shape Arts, com renomadas profissionais da instituição britânica, que acontece em julho na Biblioteca Parque.

O programa “Backstage to the future” é realizado pelo British Council, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Celebra, programa de cultura do Comitê Rio 2016. A iniciativa faz parte do Transform, projeto que conectou mais de 200 organizações do Reino Unido e do Brasil entre 2012 e 2016, e é fruto da pesquisa realizada pelo British Council com o objetivo de entender as principais competências e carências na formação dos profissionais que trabalham na área cultural. O estudo desenvolvido em parceria com a JLeiva Consultoria ouviu mais de 200 pessoas em estados como MG, SP, RJ, PE, BA, RS, AM e o Distrito Federal nas áreas de artes visuais, música e artes cênicas.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500. 

Serviço

As inscrições até 30 de junho, às 13h, pelo site http://transform.britishcouncil.org.br

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Transform

O Transform, programa de artes e cultura do British Council, conectou mais de 200 organizações do Reino Unido e do Brasil entre 2012 e 2016. Produtores, artistas e autoridades participaram de iniciativas que estão transformando a maneira como se trabalha em setores como Museus, Orquestras, Acessibilidade nas Artes, Dramaturgia e Teatro e Economia Criativa, com aprendizados mútuos e profundo impacto na formação de novas capacidades e novas lideranças. http://transform.britishcouncil.org.br