Quarta-feira, 28 de Outubro de 2015

Janela Internacional abre vaga para oficinas

Com apoio do British Council, o festival apresenta a “Oficina de efeitos visuais (VFX) para filmes de baixo orçamento” traz Caroline Pires, artista conceituada internacionalmente dias 12 a 13 de novembro.

O VIII Janela Internacional de Cinema do Recife está com inscrições abertas até 2 de novembro para duas oficinas. As atividades integram a inédita programação Petrobras Apresenta: Aulas de Cinema do Janela. Patrocinadora do Janela há quatro anos, a Petrobras vem ajudar a ampliar esse circuito de cursos, somando sua experiência, em âmbito nacional, de oferecer patrocínios à produção de filmes e difusão, além de ações de formação na área de audiovisual, em projetos como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Projeto 5 Visões, cursos no Festival de Curtas de São Paulo, entre outros.

"A Petrobras abraçou a ação de Aulas de Cinema proposta pelo festival, com o intuito de incentivar o diálogo com os espectadores por meio de debates, conversas e oficinas", explica diretora e produtora do Janela, Emilie Lesclaux. Ambas as oficinas irão acontecer no Portomídia, Bairro do Recife, e disponibilizam 35 vagas, ao todo.  O Portomídia está apoiando pela segunda vez o festival.

A primeira oficina, “Oficina de efeitos visuais (VFX) para filmes de baixo orçamento", é gratuita e faz parte da parceria entre o festival e o programa de artes do British Council, o Transform.

Pela primeira vez ao Recife, a mestre em efeitos visuais Caroline Pires, radicada em Londres, ministra a atividade sobre efeitos visuais, entre os dias 12 e 13 de novembro, cujo foco é trazer informações sobre ferramentas atuais para, de maneira inteligente, propor soluções no processo de criação de um filme, sem um grande orçamento. No ramo da indústria cinematográfica há sete anos, Caroline fez parte da equipe de filmes como A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, ganhador do Oscar de efeitos especiais, além de 127 horas, 007 – Quantum of Solace e o recente Tower Block – só para citar alguns. Serão disponibilizadas 15 vagas.

Com a oficina “Super 8”, o Janela Internacional de Recife realiza uma atividade educativa, em parceria com a Kodak, para celebrar os 50 anos de existência deste formato e modelo estético que batiza um dos movimentos do cinema pernambucano. Um dos profissionais que irá trazer a luz sobre o tema é o realizador e produtor radicado em Los Angeles (EUA) Ivan Cordeiro, autor do curta-metragem “Censura Livre” (1979) e um dos clássicos do Super 8 recifense – restaurado e reexibido pelo Janela em 2013.

Além de Ivan, ministram a oficina os produtores norte-americanos Phil e Rhonda Vigeant, proprietários da pro8mm, produtora especializada na venda e revelação de filmes analógicos, também em Los Angeles. Com três dias de duração, de 13 a 15 de novembro, a atividade tem, em sua ementa, aulas teóricas sobre elementos básicos para trabalhar com filme Super 8, tais como funções básicas da câmera e tipos de filme que existem no mercado, além da prática.

No último encontro da oficina “Super 8”, serão exibidos os filmes produzidos pelos alunos. Os materiais filmados serão enviados para o estúdio da Pro8mm, em Los Angeles e, após a revelação, serão digitalizados e enviados pela web para que os participantes tenham acesso. A revelação e os filmes serão patrocinados pela Kodak, empresa que marcará participação também com um representante no Recife. São 20 vagas disponíveis.

A oitava edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife será de 6 a 15 de novembro é organizada pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, tem patrocínio da Petrobras e incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Mais informações: www.janeladecinema.com.br.

Inscrição - Para se candidatar a uma das vagas, é preciso preencher um formulário no endereço www.janeladecinema.com.br. As inscrições vão até 2 de novembro. A seleção será feita com análise do currículo dos candidatos. A oficina de efeitos visuais é gratuita. E para a atividade de Super 8, o valor de investimento é de R$ 120.

Petrobras Apresenta: Aulas de Cinema do Janela – VIII Janela Internacional de Cinema do Recife, atividade paralela no Portomídia, no Bairro do Recife

Oficina de efeitos visuais (VFX) para filmes de baixo orçamento, com a mestre em efeitos visuais Caroline Pires (Londres, Reino Unido). Gratuita.

Oficina Super 8, com Ivan Cordeiro, Phil e Rhonda Vigeant (Los Angeles, EUA). Valor do investimento: R$ 120.

Inscrições até 2 de novembro pelo site www.janeladecinema.com.br.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.  Informações:http://www.britishcouncil.org.br/