Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015

Produção britânica aborda relação mãe e filha e o Alzheimer com humor inteligente

Monólogo Let me Stay, de Julie McNamara, se apresenta no  Janeiro de Grandes Espetáculos como parte do  Programa Unlimited do British Council.

A peça Let Me Stay, da artista britânica Julie McNamara, oferece uma abordagem delicada e sensível do impacto causado pelo Alzheimer no relacionamento entre mãe e filha. Julie registrou as histórias, imagens e canções de sua mãe, Shirley, filmando-a e fotografando-a durante muitos anos. O resultado é uma emocionante peça de teatro, uma potente carta de amor.

Todo trabalho de Julie procura dar voz aos que nem sempre são ouvidos, se inspira em um tipo de justiça social, utilizando imagens e narrativas provocativas. Ela é criadora e colaboradora do grupo teatral Vital Exposure, fundado em 2011, cujo objetivo principal é ampliar o acesso a criações artísticas.

Julie McNamara também oferecerá a oficina Direto da Fonte: Narrativa Teatral Através das Histórias de Nossos Mais Velhos, em Recife, no dia 25 de janeiro. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas por e-mail, de 13 a 23 de janeiro.

A parceria entre o festival Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco e o British Council promoverá apresentações em Recife, Goiana e Caruaru.

A iniciativa é parte do programa Unlimited, do British Council, uma plataforma de intercâmbio entre instituições e profissionais da arte, cujo objetivo é promover uma mudança de percepção e atitude em relação ao artista com deficiência, fomentando a criação de trabalhos de excelência e a capacitação de pessoas e instituições.

Esta é a segunda vez que o British Council trabalha em parceria com o Janeiro de Grandes Espetáculos. A primeira ação ocorreu no 20º JGE, em janeiro de 2014, com a apresentação em Recife, do espetáculo If These Spasms Could Speak, de Robert Softley (Escócia/Reino Unido).  "Para nós, esta parceria com o JGE é de grande valor, pois o Unlimited vem se expandindo para além do eixo Rio-São Paulo e, assim como o festival, que neste ano acontecerá também em outras cidades de Pernambuco, vem transformando realidades, ampliando o acesso a artistas e público em geral para criar mais oportunidades”, afirma Paula Lopez, produtora associada ao British Council, responsável pelo programa Unlimited.

Duração: 50 minutos
Indicação: a partir de 12 anos
Em inglês, com tradução para o português em legendas
O espetáculo conta com audiodescrição e libras

Os ingressos estão disponíveis para venda no site CompreIngressos e na central de vendas no Teatro de Santa Isabel, das 9 às 16 horas. Vendas no teatro: 2 horas antes da apresentação.

Apresentações em Recife
Dias 24 e 25/01/2015, às 20 horas
Teatro Apolo
Rua do Apolo 121, Bairro do Recife, Recife, PE
Telefone: 55 (81) 33553320

Apresentação em Goiana
Dia 28/01, às 20 horas
Teatro do Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira - SESC Goiana
Rua do Arame, s/n, Centro, Goiana, PE
Telefone: 55 (81) 36265961

Apresentação em Caruaru
Dia 30/01, às 20 horas
Teatro Rui Limeira Rosal - SESC Caruaru
Av. Rui Limeira Rosal s/n, Petrópolis, Caruaru, PE
Telefone: 55 (81) 37213967

Oficina em Recife
Direto da Fonte – Narrativa Teatral Através das Histórias de Nossos Mais Velhos
25 de janeiro de 2015, das 10 às 14 horas
Centro Apolo-Hermilo
Rua do Apolo, 121, Recife, PE
Público-alvo: atores, diretores de teatro ou audiovisual, dramaturgos ou interessados a partir de 16 anos.
Vagas: 20
Inscrições: de 13 a 23 de janeiro de 2015 (encerradas)

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Acesse: www.britishcouncil.org.br/transform