Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014

Líderes escolares brasileiros participam de intercâmbio no Reino Unido

Iniciativa do British Council, Capes e Consed capacita lideres escolares no National College, no Reino Unido

Entre os dias 1º e 18 de novembro, um grupo de educadores que se destacaram em projetos de inovação e gestão educacional participarão de um curso de liderança escolar, ministrado pelo conceituado National College for Teaching & Leadership, na cidade de Nottingham, Reino Unido. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o British Council, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), levará 27 gestores vencedores do Prêmio Gestão Escolar – Edição 2013, 2 diretores de escolas públicas com destaque em projetos financiados pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes e um representante do Consed para o treinamento.

O curso será ministrado por um time de associados do National College e inclui uma etapa online a ser cumprida antes da viagem. A instituição britânica é a primeira no mundo dedicada unicamente à capacitação de líderes escolares, com reconhecimento em desenvolvimento profissional e suporte escolar. Com 14 anos de existência, já beneficiou 150 mil educadores, treinando em média 30 mil por ano.

O intercâmbio oferecerá workshops, visitas em escolas públicas britânicas e estudos de casos reais. Além disso, proporcionará um debate sobre os desafios vividos pelos profissionais participantes. Haverá também sessões que abordarão o sistema educacional inglês, critérios de ensino e aprendizado, criação de times de alto desempenho, entre outros temas. Ao final do curso, cada educador deverá elaborar um relatório contendo um plano de ação a ser colocado em prática, envolvendo alunos, equipe e comunidade escolar.  

Para celebrar o lançamento do programa, a delegação irá se reunir com representantes do British Council, da Capes e do Consed na residência oficial do Vice Cônsul Geral do Reino Unido no Brasil, Sr. Gareth Moore, em São Paulo no dia 31 de outubro. O Coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Educação básica da Capes, professor Hélder Eterno da Silveira, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, professora Maria Nilene Badeca, e o Diretor de Educação do British Council, Sr. Claudio Anjos, estarão presentes no evento. 

Convidamos a imprensa interessada em saber mais sobre a inciativa a participar desse encontro a partir das 12h15.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Serviço

Conheça as instituições de ensino que também estarão presentes:

Colégio Estadual Lavandeira (TO)

Escola Estadual Terezinha Pereira (MG)

Escola Estadual Luiz Prisco de Braga (MG)

Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra (MT)

Colégio Estadual de Goiatuba (GO)

ESC Rosaura Mourão da Rocha (AC)

Deputado Murilo Aguiar Liceu de Camocim (CE)

Escola Estadual Bolivar Tinoco Mineiro (MG)

EEEB Augusto Ruschi (RS)

Escola Estadual Mário David Andreazza (RR)

Colégio Estadual Alcides Munhoz (PR)

EEEFM Gisela Sallooker Fayet (ES)

Escola Classe Córrego do Arrozal (DF)

Unidade Escolar José Alvez Bezerra (PI)

EE Modelo Guanabara (AP)

ERC EFM São Francisco Xavier (PA)

IIEE Wilson Camargo (RO)

EEEF Prof Itan Pereira  (PB)

EE Senador João Bosco (AM)

Colégio Estadual General Djenal Tavares (SE)

Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio (PE)

Cesar Lacerda de Vergueiro Senador (SP)

CE Waldemiro Pitta (RJ)

CE Aniceto Mariano Costa (MA)

EE Profª Terezinha Carolino de Souza (RN)

Escola Estadual Manoel de Matos (AL)

EE - Colégio Estadual Felix Mendonça (BA)

Escola Estadual  Olinda Conceição Teixeira Bacha (MS)

EEB Gomes Carneiro (SC)

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.