Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

 

Felipe Lima da Costa venceu a edição nacional do FameLab e vai representar o país na final internacional do evento, que reúne cientistas de todo o mundo entre 6 e 11 de junho no Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra.

O FameLab é uma das maiores competições de comunicação científica do mundo, presente em mais de 30 países, e visa aproximar a ciência do público leigo; é realizado no Brasil pelo British Council em parceria com CNPQ, CONFAP, FAPESP e Museu do Amanhã. 

O estudante de mestrado em Engenharia Civil Felipe Lima da Costa sagrou-se vencedor da etapa nacional do FameLab, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo. O evento aconteceu na última sexta-feira, 5, e foi realizado pelo British Council.

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), Felipe teve apenas três minutos para apresentar um tema científico de maneira lúdica e criativa no palco do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Ele disputou a final da competição com mais dez pesquisadores brasileiros; as apresentações foram julgadas por um painel de cientistas e especialistas em comunicação.

Com a vitória na etapa nacional, Felipe Lima da Costa vai apresentar-se em um dos mais prestigiados eventos científicos do mundo, o Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, que reúne cientistas do mundo inteiro e acontece entre 6 e 11 de junho. Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação do candidato brasileiro serão custeadas pelo British Council. Na final internacional, Felipe terá de apresentar um tema científico, em inglês, em até três minutos.

Sucesso em todos os países onde está presente, o FameLab foi idealizado para promover o diálogo entre cientistas e o público leigo, incentivando o desenvolvimento das competências de comunicação entre pesquisadores e aproximando a pesquisa científica do público em geral.

Para participar do FameLab, pesquisadores de todo o Brasil enviaram vídeos dinâmicos e divertidos, de até 3 minutos, em que apresentaram um tema científico direcionado ao público leigo, sem recurso a qualquer dispositivo eletrônico (como Power Point), edição ou efeitos especiais. 

Conheça o vencedor

Felipe Lima da Costa
 – O maranhense é aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é bolsista com financiamento da FAPEMA (MA). Sua área de concentração é Construção Civil, com enfoque em Materiais. 

Serviço

O FameLab foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em mais de 30 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores. Acesse: www.britishcouncil.org.br/famelab 

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: www.britishcouncil.org.br 

Sobre o CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como missão fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. 

Sobre o CONFAP

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal.

Sobre a FAPESP

Criada em 1962, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está entre as mais importantes agências de fomento à Ciência e Tecnologia do Brasil. Mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo, a FAPESP apoia projetos de pesquisa científica e tecnológica propostos por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado, em todas as áreas do conhecimento. A seleção é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que usa pareceres de pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação como base para decisões. Mais informações em www.fapesp.br.

Sobre o Museu do Amanhã

Localizado na região portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Prefeitura do Rio. Focado em ciências cósmicas e terrestres, o museu é um espaço de experimentação e discussão sobre temas que terão profundo impacto na humanidade pelas próximas décadas. Informações: http://museudoamanha.org.br 

 

Informações para a imprensa 

Agência Galo
SP: (11) 3253-3227 | DF: (61) 4063-8770 | RJ: (21) 4063-7021 | BH: (31) 4063-6331 
thiago.reboucas@agenciagalo.com | tales.rocha@agenciagalo.com | nara.lacerda@agenciagalo.com