Terça-feira, 20 de Setembro de 2016

British Council traz o coletivo britânico Marshmallow Laser Feast para mostra interativa na Galeria de Arte Digital SESI-SP

Os artistas utilizaram um scanner panorâmico 360º para capturar e mapear imagens da cidade e recriá-las virtualmente em 3D. A obra inédita foi desenvolvida em colaboração com 16 artistas brasileiros em workshop promovido pelo SESI-SP e o British Council. A exposição digital revela paisagens da cidade e permite interação do público.

Uma visão de São Paulo em 360º é a proposta do coletivo de arte Marshmallow Laser Feast (MLF) com a obra Dividing Lines, uma das quatro atrações da mostra Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída, em cartaz na Galeria de Arte Digital SESI-SP de 30 de setembro a 15 de novembro, das 20h às 6h. A exposição acontece na fachada do edifício da FIESP/SESI-SP, localizado na Av. Paulista, 1313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô.

Com o objetivo comum de lançar um olhar mais atento para aspectos pouco evidentes da cidade de São Paulo e, a partir daí, criar novas narrativas para as histórias encontradas, a mostra traz ainda mais três obras inéditas de artistas nacionais: Zonas de Indiscernibilidade, Fragmentos e Contemplação do Invisível.

O público poderá interagir com cada uma delas em uma plataforma construída especialmente para a mostra na Alameda das Flores (travessa para pedestres em frente à Galeria de Arte Digital SESI-SP), todos os dias, das 20h até às 22h.

A obra Dividing Lines é resultado da parceria entre o SESI-SP e o British Council, que durante duas semanas do mês de março promoveram um workshop com 16 artistas brasileiros e os integrantes do MLF, Robin McNicholas, Barney Steel e Ersinhan Ersin. Os artistas registraram paisagens da cidade de São Paulo em 360º, usando o scanner panorâmico Lidar. As imagens foram processadas em software comuns e open source, permitindo criar jornadas narrativas pelas paisagens, enriquecidas por ambientes sonoros, também captados in loco e trabalhados posteriormente. A imersão na realidade virtual é possível por meio de óculos de realidade virtual, o Oculus Rift.

Para o presidente da FIESP e do SESI-SP, Paulo Skaf, “só se constrói uma sociedade independente e democrática promovendo o acesso de todos ao que de fato faz a diferença: o conhecimento. Por isso, ao investir em diferentes formas de arte e cultura, o SESI-SP reforça a convicção de que o conhecimento pode vir de pequenos detalhes, em alguns ‘vestígios’, que só o olhar atento do artista é capaz de revelar”.

Martin Dowle, diretor do British Council Brasil, ressalta a importância dessa iniciativa. “O projeto demonstra a vanguarda da criatividade e inovação vindas do Reino Unido e a utilização de tecnologia digital através do scanner Lidar e seu dispositivo de digitalização panorâmica de 360º, para ajudar as pessoas a entender o ambiente ao seu redor. Espero que o projeto envolva os jovens de São Paulo e também desperte a curiosidade do público de forma mais ampla, especialmente com a projeção de imagens de paisagens vistas através desta tecnologia no lado do edifício SESI / FIESP na Avenida Paulista. Ao combinar arte, imaginação e tecnologia digital, a exposição ajudará as pessoas a explorar aspectos de seu ambiente sobre os quais elas raramente pensam a respeito.”

O projeto Dividing Lines e Marshmallow Laser Feast (MLF)

Formado por Eleanor (Nell) Whitley (produtora), Robin McNicholas (co-fundador e diretor), Barney Steel (co-fundador e diretor) e Ersinhan Ersin (diretor de criação e tecnologia), o Marshmallow Laser Feast (MLF) é um estúdio criativo que explora a tecnologia na criação de projetos que reinterpretam a ideia da percepção humana. Em seus últimos trabalhos, o grupo vem utilizando um dispositivo de escaneamento panorâmico 360º, que mapeia o ambiente ao seu redor e o recria no computador em uma versão de imagem tridimensional e imersiva, chamado Lidar Scanner.

O SESI-SP e o British Council fizeram um convite ao estúdio: participar de uma residência artística de duas semanas com artistas brasileiros para a confecção de uma obra exclusiva para a Galeria de Arte Digital SESI-SP. Como a ideia da Dividing Lines era justamente buscar “linhas divisórias” dentro da cidade, desconhecida até então pelos artistas britânicos, seria necessária essa ajuda de quem conhece São Paulo como a palma da mão.

Foi a primeira vez que o MLF participou de uma residência artística no Brasil. Dos quase 80 candidatos inscritos para a residência, 16 artistas locais foram selecionados para participar do processo criativo da obra, com base no que suas bagagens culturais e técnicas pessoais poderiam acrescentar no âmbito da proposta da Dividing Lines. “Quando você olha a cidade de uma perspectiva externa como a nossa, a cultura é diferente, a cidade é cheia de contrastes que não conhecemos”, explica o diretor do MLF, Barney Steel. “Procuramos lugares que representem esse contraste cultural, a riqueza com a pobreza, a natureza com o concreto, e isso só é possível com a ajuda dos brasileiros que vivem aqui. Esse é o ponto principal do que buscamos nessa troca com os artistas locais para a realização desse trabalho”, afirma.

Entre seus trabalhos, o MLF desenvolveu projeto para a banda irlandesa U2. Um sistema visual capturou e analisou os movimentos da banda gerando imagens projetadas em uma gigante tela de LED.

O resultado de todo esse trabalho depende inteiramente da dedicação, criatividade e habilidade dos participantes. Dessa forma, a iniciativa do SESI-SP e da organização internacional British Council, além de promover a arte digital, também fomenta a cooperação entre os países na área da economia criativa, viabilizando a troca de conhecimentos e experiências, como uma maneira de capacitar novos profissionais no campo das artes digitais.

Adriana Balsanelli - (11) 99245 4138 imprensa@adrianabalsanelli.com.br

Mostra digital VESTÍGIOS PAULISTANOS - POÉTICA DA METRÓPOLE DISTRAÍDA

Dividing Lines - Marshmallow Laser Feast

Com a colaboração de: Acacia Montagnolli, Arthur Roessle, Bianca Turner, Daniel Graf, Fabio Luiz, Fabricio Masutti, Giovanna Graziosi Casimiro, Igor Costa, Carol Maziviero, Monica Ventura, Natalie Soares, Pablo Villavicencio e Thiago Giacobelli.

Diariamente, das 20h às 6h | visualização com óculos de realidade virtual das 20h às 22h.

Local: Galeria de Arte Digital SESI-SP (Av. Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Período: De 30 de setembro a 15 de novembro de 2016.

Horários: das 20h às 6h | Interação com as obras na Alameda das Flores, das 19h às 22h.

Gratuito. Mais informações http://www.sesisp.org.br/galeriadigital

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha em parceria com governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br/

Sobre a Galeria de Arte Digital SESI-SP

A Galeria de Arte Digital SESI-SP é a maior galeria de arte digital a céu aberto da América Latina, um imenso painel de LED, composto de 26.241 mil clusters, cada um formado por 4 lâmpadas. Todos os clusters estão instalados em 3.700 m² da estrutura metálica que reveste o prédio da FIESP e do SESI-SP, na Avenida Paulista. Pioneira na América Latina desde 2012, ao longo de sua existência a plataforma já foi palco de 14 mostras de sucesso e conquistou espaço entre os ícones da Avenida Paulista.