Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015

Museu da Imigração promove seminário internacional

Instituições museológicas do Brasil e do exterior debatem o papel dos museus na discussão de temas como migrações e identidades

Questões ligadas aos movimentos migratórios e as influências desses processos no mundo contemporâneo estarão em pauta no “Seminário Internacional: museu, migrações e identidades”, que se realiza de 26 a 28 de março, no Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A iniciativa é uma realização do Museu da Imigração em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, com apoio do British Council e Consulado Geral da República Argentina.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de carta de intenção até o dia 20/3, destacando a formação e experiência ligadas ao tema proposto, enviando e-mail para inscricao@museudaimigracao.org.br. A inscrição é validada somente após confirmação da equipe de organização do evento.

O encontro é o primeiro evento em São Paulo que reúne instituições museológicas do Brasil e exterior (Estados Unidos, Reino Unido, Argentina e Uruguai) voltadas aos temas-chave do seminário. A proposta, segundo Marília Bonas, diretora executiva do Museu da Imigração é “destacar as atuações dessas entidades no mundo contemporâneo, colocando seus acervos, programas e projetos em evidência”.

Serão abordados pontos como os trabalhos de organizações paulistas que abrangem as diásporas indígenas, africanas e judaicas, mostrando o papel do museu na discussão das identidades no estado. Também serão debatidos o cenário latino-americano dos museus de imigração, as hospedarias de imigrantes musealizadas e como todos esses aspectos dialogam com as realidades atuais.

Na programação, estão confirmados especialistas de referência internacional como Diana Pardue, do Ellis Island Immigration Museum (Nova Iorque, EUA); Julia Cort, do Horniman Museum and Garden (Londres, Inglaterra); Diana Wechsler, do Museo Nacional de la Inmigración (Buenos Aires, Argentina); Irene Cabrera, do Museo de las Migraciones (Montevidéu, Uruguai).

Do Brasil, participam o professor Dr. Odair Paiva, da UNIFESP (São Paulo); Luis Resnik, do Centro de Memória da Imigração Ilha das Flores (Rio de Janeiro); Maria Cristina de Oliveira Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (São Paulo); Ana Lucia Lopes, Museu Afro-Brasil (São Paulo); Roberta Sundfeld, do Museu Judaico (São Paulo) e Dilney Cunha, do Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville (Santa Catarina) e Sidney Tartaruga, do Museu de Favela (Rio de Janeiro).

Exposição Retratos Imigrantes

Também faz parte do programa do seminário a abertura da exposição "Retratos Imigrantes" (dia 27, às 19h). A exposição promove um intercâmbio entre os acervos do Museu da Imigração do Estado de São Paulo e do Museu da Imigração de Ellis Island (Nova Iorque). Composta por 50 fotografias das duas primeiras décadas do século 20, a temporária compartilha as semelhanças do cenário imigratório da época nos dois países.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br  ou ligue para (11) 2106-7500.

Sobre o British Council

British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.