Terça-feira, 03 de Novembro de 2015

Pesquisadores de São Paulo, Goiás e Distrito Federal têm nova oportunidade de inscrições para realização de workshops de pesquisa em colaboração com pesquisadores britânicos

Esta chamada do Researchers Links é uma iniciativa do British Council, Fapesp, FAPEG e FAPDF, cofinanciada pelo Newton Fund, que fomenta pesquisa e inovação em países emergentes. 

O Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops coordenados por dois pesquisadores sêniores, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Brasil. Em 27 de outubro de 2015, foi lançada a 2ª chamada para vagas nos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A chamada estará aberta até às 14 horas do dia 11 de dezembro de 2015 para pesquisadores filiados às Fapesp , Fapeg e FAPDF.

Os proponentes devem ser pesquisadores sêniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Será oferecido apoio financeiro de, no máximo, 43 mil Libras Esterlinas para a realização de encontros entre acadêmicos do Reino Unido e do Brasil. Os workshops deverão ser em inglês, ter a duração mínima de 3 dias e máxima de 5 dias.

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Os temas elegíveis são:

• Agricultura, especialmente voltada à pequena propriedade;

• Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);

• Energia renovável e energia limpa;

• Educação;

• Crescimento econômico inclusivo;

• Saúde (doenças negligenciadas);

• Água e saneamento;

• Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);

• Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);

• Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);

• Desastres humanitários e emergências;

• Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação (peace building), sociedade civil);

• Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).

Os workshops selecionados deverão ser realizados até 30 de agosto de 2016.  Os coordenadores poderão identificar até quatro outros pesquisadores líderes para participar como mentores dos eventos, mas os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos países (entre 15 a 20 de cada país).

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

O edital para inscrições está disponível em www.britishcouncil.org.br. A chamada permanecerá aberta até às 14h do dia 11 de dezembro de 2015. Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas pelo email newton@britishcouncil.org.br

A International Unit, instituição parceira, ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call".

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: www.britishcouncil.org.br

Sobre o Newton Fund
O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 375 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.