Terça-feira, 24 de Março de 2015

British Council promove intercâmbio de jovens do Rio e São Paulo através do programa Premier Skills

Entre os dias 27 e 29 de março, jovens participantes do Premier Skills Esporte Seguro do Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro e do programa Premier Skills Escola da Família SP estarão juntos em São Paulo para um intercâmbio de ideias e experiências sobre práticas cidadãs e esportivas, além de participarem de jogos de futebol e atividades culturais. “O objetivo da viagem é promover a troca de experiências entre os treinadores comunitários que atuam em cada projeto e a integração entre os jovens de Rio e São Paulo”, diz Ana Paula Bessa, gerente do Premier Skills no British Council. “No Rio, além da prática esportiva, os jovens atuam no Morro dos Prazeres contribuindo com o Caminho do Grafite (conjunto de painéis artísticos, que ligam a entrada ao topo do morro) e o Jardim dos Prazeres, antigo lixão transformado em espaço de convívio. Em São Paulo, há sessões de leitura para os jovens.”

O Premier Skills é uma parceria global entre a Premier League e o British Council, e usa o futebol para criar um futuro melhor para jovens em todo o mundo. O programa é realizado em 25 países e combina o apelo global da Premier League e sua experiência em programas comunitários no Reino Unido, com o alcance mundial e a comprovada experiência do British Council no ensino de língua inglesa.

No Brasil, o programa é realizado através de parcerias locais em Curitiba, no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio, o Premier Skills Esporte Seguro foi lançado no Brasil em junho de 2011, no Rio de Janeiro, com a assinatura de uma Carta de Intenções pelo vice-primeiro-ministro britânico Nick Clegg e pelo Secretário de Estado de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

O núcleo piloto do projeto foi implantado na comunidade do Morro dos Prazeres, onde são oferecidas sessões de futebol e prática cidadã para mais de 150 meninos e meninas, com idades entre 9 e 18 anos. Realizado por líderes locais da própria comunidade, coordenados pelo Instituto Cultural Pólen, o projeto conta com a gestão estratégica e suporte do British Council e apoio da Premier League, do BT Supporters Club, da Secretaria de Segurança do Rio e de outras instituições locais. O programa, já em seu terceiro ano, vem sendo o catalisador de ações e promoções para o desenvolvimento de crianças e jovens da comunidade e de seu entorno.

Em São Paulo, o Programa Premier Skills – Escola da Família foi lançado em novembro de 2012, graças a uma parceria entre o British Council, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Sport Club Corinthians Paulista.

O projeto é desenvolvido em 20 escolas das zonas norte e leste da capital paulista como parte do Escola da Família, programa do governo estadual, oferecendo sessões de futebol e leitura para jovens aos finais de semana. São quase 1000 participantes inscritos, com idades entre 7 e 17 anos. Como parte de um sistema de gratificação aos alunos, o Sport Club Corinthians Paulista oferece visitas mensais ao clube e ingressos para partidas de futebol. 

Para Charles Siqueira, do Instituto Pólen, que coordena o projeto no Rio, “o sucesso do programa pode ser atribuído ao fato de que os jovens são constantemente desafiados a buscar outro modo de viver coletivamente, com o objetivo de conquistar melhorias para seu futuro e o de sua comunidade. Não há enfoque ou estímulo ao reconhecimento de talento do futebol, mas, sim, ao entendimento destes jovens de seu papel como cidadãos.”

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Sobre o British Council

British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br