Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015

British Council reunirá profissionais do Reino Unido e do Brasil para debater sobre o futuro da Economia Criativa

Encontros fazem parte do ciclo de debates gratuito que chegará ao Rio de Janeiro e São Paulo nos dias 30/11, 02 e 03/12

A Economia Criativa estará em pauta em uma série de debates gratuitos e abertos ao público promovidos pelo British Council. Os encontros usarão o design, a inovação e a tecnologia como ponto de partida para destacar a relevância deste setor e identificar exemplos emblemáticos nos quais a Indústria Criativa ajudou a transformar cidades. As discussões fazem parte do ciclo de debates “Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido – design, tecnologia e inovação moldando as sociedades”, que desembarca no Rio de Janeiro (30/11, Auditório do BNDES) e em São Paulo (02/12, com parceria do Sesc São Paulo, no Centro de Pesquisa e Formação, e 03/12, no Senac Santo Amaro), estados que concentram metade dos profissionais criativos brasileiros. As inscrições para os três encontros estarão abertas a partir do dia 16 de novembro*, no site transform.britishcouncil.org.br . 

Com patrocínio do BNDES, a iniciativa dá continuidade às reflexões provocadas pela publicação “Diálogos de Economia Criativa entre o Brasil e o Reino Unido”, lançada em 2014, com realização do British Council, curadoria da economista Lidia Goldenstein e participação de especialistas brasileiros e britânicos. 

No Rio de Janeiro, o encontro terá como tema “Políticas públicas no fomento à inovação e ao empreendedorismo”, que será debatido pelos britânicos Tim Plyming, diretor de artes digitais e mídia da Nesta, e Sevra Davis, diretora de design e desafios e do programa Student Design Award, da RSA. As duas instituições de caridade utilizam a inovação como plataforma para transformar a vida de pessoas em diversas áreas. O encontro também terá a presença de Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do BNDES, com mediação de Lidia Goldenstein, consultora da LGoldenstein e diretora da Fundação Bienal. Em São Paulo, Luciane será substituída por Daniela Ribas Ghezzi, pesquisadora em ciências sociais e humanas no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, parceira do evento.

Fechando ciclo de debates, que também passou por Recife e Porto Alegre, o segundo encontro da série sediado em São Paulo será realizado no Senac Santo Amaro. Com a temática “o papel do design e da tecnologia nas políticas econômicas e de inovação”, a programação do encontro será reforçada pela presença do arquiteto Guto Requena, pesquisador de novas tecnologias na arquitetura e no design.

Em 2014, a Indústria Criativa celebrou 10 anos de atuação no Brasil. Até o ano anterior, 892,5 mil profissionais e 251 mil empresas formavam este setor, que desde sua criação cresceu 69,1%, segundo o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, publicado pela FIRJAN em dezembro de 2014. Com base na massa salarial destas empresas, estima-se que em 2013 a Economia Criativa gerou um Produto Interno Bruto de R$ 126 bilhões, o equivalente a 2,6% do PIB total do país naquele ano. Nestes 10 anos, o PIB da Indústria Criativa avançou 69,8% em termos reais, superando o avanço de 36,4% do PIB brasileiro no mesmo período.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

RIO DE JANEIRO

Debate: Políticas públicas no fomento à inovação e ao empreendedorismo

Com Tim Plyming (Nesta, Reino Unido), Sevra Davis (RSA, Reino Unido) e Luciane Gorgulho (BNDES). Mediação: Lidia Goldenstein.

Data: 30/11/2015

Horário: das 10h às 13h

Endereço:  Auditório do BNDES  - Av. República do Chile, 330, Torre Oeste, 8º andar - Rio de Janeiro, RJ. (134 lugares)

Evento gratuito. Vagas limitadas, sujeito à lotação do auditório. O local não possui estacionamento.

Inscrições em transform.britishcouncil.org.br. 

SÃO PAULO

Debate: Políticas públicas no fomento à inovação e ao empreendedorismo

Com Tim Plyming (Nesta, Reino Unido), Sevra Davis (RSA, Reino Unido) e Daniela Ribas Ghezzi (Sesc São Paulo). Mediação: Lidia Goldenstein.

Data: 02/12/2015

Horário: das 19 às 21h30

Endereço:  Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo - Rua Dr. Plínio Barreto 285, 4º andar – Bela Vista – São Paulo, SP. (74 lugares)

Evento gratuito. Vagas limitadas, sujeito à lotação do auditório.

Inscrições em transform.britishcouncil.org.br. 

Debate: O papel do design e da tecnologia nas políticas econômicas e de inovação

Com Tim Plyming (Nesta, Reino Unido), Sevra Davis (RSA, Reino Unido) e Guto Requenha (arquiteto, Brasil). Mediação: Lídia Goldenstein.

Data: 03/12/2015

Horário: das 9h30 às 12h30

Endereço:  Senac Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux 823 – Santo Amaro - São Paulo, SP. (476 lugares)

Evento gratuito. Vagas limitadas, sujeito à lotação do auditório.

Inscrições em transform.britishcouncil.org.br. 

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8 mil funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Acesse: www.britishcouncil.org.br/transform.