Quarta-feira, 18 de Março de 2015

Programa Try Rugby é lançado em novas unidades no Brasil com presença da Premiership Rugby

O rúgbi, que se torna olímpico nos Jogos do Rio 2016, ganha milhares de novos praticantes por meio de projeto social realizado pelo British Council e parceiros no Brasil

O Try Rugby é uma iniciativa internacional pioneira, realizada através de uma parceira entre British Council, a Premiership Rugby, e parceiros locais. O projeto traz técnicos britânicos da Premiership Rugby, uma das ligas de rúgbi mais importantes do mundo, para atuar em escolas e comunidades no Brasil.

Além de proporcionar aos jovens a oportunidade de jogar rúgbi pela primeira vez, o Try Rugby é projetado para ajudá-los a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança e disciplina. O programa também visa estender o intercâmbio cultural e o conhecimento da língua inglesa através do contato entre jovens do Reino Unido e do Brasil.

Lançado em 2012, o Try Rugby já acontece em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina em parceria com o SESI nestes estados, e beneficia mais de 15 mil crianças e em torno de 300 professores de educação física de escolas públicas e do SESI.

Durante a visita ao Brasil, representantes da Premiership Rugby irão prestigiar o projeto em andamento em São Paulo e participar do lançamento do Try Rugby no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Lançamento no Rio de Janeiro

Jovens e crianças das comunidades de Cachoeirinha, Barreira do Vasco, Borel e Chapéu Mangueira terão a oportunidade de conhecer e praticar o rúgbi. O programa apresentará o esporte para mais de 800 jovens e crianças.

O Try Rugby será desenvolvido no Rio de Janeiro através da parceria entre a Premiership Rugby, o British Council e a Firjan com o patrocínio da Land Rover, como sua primeira ação envolvendo esporte no Brasil. O técnico britânico de rúgbi Dom Caton será o responsável pelo desenvolvimento das atividades dentro do programa no Rio.

O lançamento oficial do programa no Rio de Janeiro será no dia 26 de março a partir das 14 horas no Complexo do Lins. Uma delegação incluindo Wayne Morris, Diretor de Comunidade e Responsabilidade Social da Premiership Rugby, membros do USA Rugby entre outros convidados e parceiros, irão prestigiar o lançamento do programa, onde haverá uma demonstração de rúgbi com crianças da comunidade. O evento recebe o apoio do DCMS (Departamento de Cultura, Mídia e Esportes do governo britânico).

A Land Rover, patrocinadora do projeto no estado, está construindo em Itatiaia, Sul Fluminense, sua primeira unidade fabril totalmente própria fora do Reino Unido.

O evento terá cobertura internacional, com a presença de jornalistas da imprensa britânica representando os jornais Daily Telegraph, The Guardian e The Times.

Lançamento no Rio Grande do Sul

O Try Rugby será lançado no dia 30 de março em Caxias do Sul, onde o projeto será desenvolvido em parceria com o SESI RS. Além da cerimônia oficial, cerca de 1000 crianças estarão presentes em um festival de rúgbi que será realizado no local.

No Rio Grande do Sul, o Try Rugby será desenvolvido nas cidades de Caxias do Sul e Santa Maria beneficiando 500 crianças e jovens em atividades permanentes e mais de 10,000 em atividades eventuais.

O lançamento contará com a presença de representantes da Premiership Rugby, British Council, SESI RS e autoridades locais.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Jornalistas interessados em conhecer o projeto ou entrevistar representantes da Premiership Rugby podem comparecer aos eventos abaixo.

São Paulo

25/03, 4ª feira, às 9h30: Visita ao projeto Try Rugby em andamento no SESI Osasco.

Rio de Janeiro

26/03, 5ª feira, às 15h30: Lançamento Try Rugby,  no Complexo do Lins/ Cachoeirinha

16h: Clínicas de Rúgbi com 150 crianças da comunidade.

Caxias do Sul

30/03, 2ª feira de 15h30 às 17h30: Clínica de rúgbi com 1000 crianças seguida de recepção para parceiros convidados.

É necessário confirmar a presença.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8000 funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas a promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.