Quarta-feira, 15 de Julho de 2015

British Council promove o programa Unlimited de acessibilidade em espaços culturais

Profissionais britânicas da instituição Shape Arts irão conduzir os encontros entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Rio 2016 e no Museu de Arte do Rio - MAR

A um ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um dos temas mais debatidos entre as instituições culturais é como melhorar o acesso a espaços como museus, teatros e centros culturais. Com o propósito de ampliar este acesso e incentivar a produção feita por artistas com deficiência, o British Council, por meio do projeto “Unlimited: Arte Sem Limites”, realizará entre os dias 31 de julho e 3 de agosto oficinas de formação em acessibilidade no Rio de Janeiro. O evento tem o objetivo de estimular um melhor atendimento a pessoas com deficiência em centros culturais e é voltado a gestores e funcionários destes espaços em todo o Brasil, artistas e profissionais interessados em acessibilidade. As inscrições para a seleção de participantes são gratuitas e podem ser feitas no site http://transform.britishcouncil.org.br até o dia 20 de julho.

Para a realização das oficinas, o British Council fechou uma parceria com o Celebra, programa de Cultura do Rio 2016, que vai ceder espaço dentro do comitê para os dois encontros abertos ao público, quando serão apresentados os módulos “Legado Olímpico e Paralímpico (política pública e institucional)” e “Programação e Comunicação”. O evento ainda contará com outros dois encontros de formação em atendimento para as instituições que compõem a Rede Unlimited de Acessibilidade na Cultura, que acontecerão no Museu de Arte do Rio – MAR. Além de parceiro nesta iniciativa, o MAR faz parte deste grupo e trabalha ativamente pela acessibilidade em seus programas.

“Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012, o Reino Unido desenvolveu diversas práticas de fomento à produção dos artistas com deficiência integradas à programação cultural olímpica. No Brasil, incorporamos esta visão ao programa Transform desde 2013, criando oportunidades de capacitação, apresentações e criação artística em parceria com várias organizações, para as quais acessibilidade é prioridade. No Rio, acreditamos que este é um importante legado olímpico para ser compartilhado”, afirma Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council.

O trabalho será conduzido por profissionais britânicos da Shape Arts, conceituada instituição inglesa de incentivo a artistas com deficiência que apresentou o seu trabalho em 2012, em Londres, quando a cidade recebeu 4237 atletas paralímpicos. São elas Barbara Lisicki, que atuou como gerente de Acessibilidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, e Zoe Partington-Solinger, gerente de arquitetura do projeto Inside Out, que reúne artistas e arquitetos com deficiência para explorar novas formas de concepção de espaços acessíveis. Todos os consultores da Shape Arts são artistas profissionais com deficiência e experiências significativas na área de acessibilidade.

O projeto é uma iniciativa do British Council e foi criado a partir de visitas de diagnóstico realizadas entre 2013 e 2014, em espaços culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ele faz parte de uma série de atividades do Unlimited, o maior programa de incentivo

a trabalhos produzidos por artistas com deficiência do mundo, e que foi apresentado pela primeira vez como parte das Olimpíadas Culturais de 2012, evento paralelo à competição oficial.

O Unlimited chegou ao Brasil em 2013, dentro do Programa Transform de artes, por meio de festivais, performances, workshops, consultorias e treinamentos. Sua primeira edição no país aconteceu no Rio de Janeiro, também em 2013, com a mostra de algumas das mais bem-sucedidas criações artísticas apresentadas durante as Olimpíadas Culturais de Londres, unindo música, dança, teatro, cinema e artes visuais. Artistas da plataforma Unlimited, como Claire Cunnhingham, Julie McNamara e Robert Softley também se apresentaram e participaram de debates e oficinas nas cidades de Salvador, Recife, Caruaru, Goiânia e São Paulo.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Inscrições gratuitas, entre 13 e 20/07, pelo site http://transform.britishcouncil.org.br. Os candidatos precisam ser profissionais de instituições culturais ou ter atuado no setor por pelos menos dois anos.

31/07 (sexta-feira)

Módulo 1: Legado Olímpico e Paralímpico (política pública e institucional) - Boas práticas no Brasil e no Reino Unido

Local: Rio2016 – Rua Ulysses Guimarães 2016, Cidade Nova

Capacidade: 100 vagas

Entrada gratuita, inscrições em http://transform.britishcouncil.org.br

01 e 02/08 (sábado e domingo)

Módulo 2: Atendimento (Front of House) - Como acolher pessoas com deficiência em espaços culturais de forma igualitária. Sessão exclusiva para membros da Rede Unlimited de Acessibilidade na Cultura.

03/08 (segunda-feira)

Módulo 3: Programação e Comunicação - Peculiaridades sobre como programar, produzir e divulgar trabalhos de artistas com deficiência.

Local: Rio2016 –– Rua Ulysses Guimarães 2016, Cidade Nova

Capacidade: 80 vagas

Entrada gratuita, inscrições em http://transform.britishcouncil.org.br

Mais informações pelo e-mail contato@britishcouncil.org.br

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. O trabalho da instituição busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de oito mil funcionários, trabalhando com importantes parceiros, como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, da cultura, das artes, da educação e de programas sociais. O British Council é uma organização britânica sem fins lucrativos e que tem como objetivo de trabalho tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. O British Council trouxe o Unlimited ao Brasil em 2013, como um dos pilares do Transform. Desde então, várias atividades envolvendo performances, workshops, consultorias e treinamento têm se desenvolvido no país. Acesse: www.britishcouncil.org.br/transform.