Segunda-feira, 06 de Abril de 2015

Reino Unido recebe delegação de moradores de rua e oficiais como legado de projeto cultural de Londres 2012 que se repetirá no Rio em 2016

14 oficiais brasileiros, funcionários de ONGs, artistas e moradores de rua estarão em Manchester e Londres entre 19 e 24 de abril. A delegação trará esculturas feitas por moradores de rua brasileiros que serão apresentadas nas duas cidades

Enquanto o Rio se prepara para as Olimpíadas em 2016, um grupo de artistas brasileiros, representantes de ONGs, líderes do Movimento dos Sem Teto e oficiais, incluindo o vice-prefeito do Rio viajarão a Manchester e Londres para conhecer projetos de artes ligados à questão do sem-teto no Reino Unido.

A viagem acontece entre 19 e 24 de abril como legado do projeto “With One Voice”, uma performance organizada pela ONG de moradores de rua Street Wise Opera. Na ocasião, 300 artistas que já haviam sido moradores de rua ocuparam a Royal Opera House para uma performance que fez parte das Olimpíadas Culturais de Londres 2012. Foi a primeira vez na história em que moradores de rua receberam uma plataforma oficial nos Jogos Olímpicos. O evento irá se repetir no Rio de Janeiro em 2016, liderado por esta delegação.

A delegação inclui dois moradores de rua do Rio e de São Paulo, ambos membros do Movimento dos Sem Teto. A delegação visitará o Booth Centre em Manchester para vivenciar a programação de atividades do centro e conhecer outros projetos de artes e população de rua.

Em Londres, a delegação conhecerá entidades de moradores de rua britânicas como Café Art, Cardboard Citizens, Choir with No Name, Crisis Skylight, Open Cinema e Streetwise Opera. Haverá recepção na prefeitura de Londres com apresentação do vice-prefeito do Rio, Adilson Pires e o vice prefeito para habitação de Londres, Richard Blakeway. O evento também contará com performances e apresentações de projetos criativos e demonstrações de como é possível ter impactos mensuráveis de artes para população de rua através de melhoria de condições de vida e inclusão social.

A delegação brasileira trará diversas obras de artes criadas por moradores de rua, incluindo esculturas de população de rua de um projeto chamado “I Exist” (Eu Existo). O projeto apoiou a criação de esculturas que moradores de rua fizeram deles próprios que foram distribuídas na cidade, cada uma com uma biografia real anexada.

A iniciativa é desenvolvida e produzida pela Streetwise Opera e pelo People’s Palace Projects, com apoio do British Council e da Fundação Gulbekian em parceria com diversas organizações britânicas.

CONTATO

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Sobre o British Council

British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br