Terça-feira, 11 de Outubro de 2016

British Council promove série de atividades culturais sobre a obra de  William Shakespeare no mês de outubro

Para celebrar os 400 anos do legado do maior dramaturgo de todos os tempos, o British Council preparou uma programação especial para a cidade de São Paulo com o programa Shakespeare Lives. Grátis.

Palestras e debates

Abrindo a programação do 8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, o dramaturgo, diretor e ator britânico, Tim Crouch, ao lado do também dramaturgo, diretor e ator brasileiro Pedro Brício participam de um bate-papo sobre o legado de William Shakespeare para a dramaturgia. Eles falam sobre o tema Meu Reino por Shakespeare! no dia dia 17 de outubro, às 20h, no Teatro do SESI-SP.

O professor de história Leandro Karnal fará a palestra Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós, dia 24 de outubro, às 20h, também no Teatro do SESI-SP, com transmissão ao vivo on-line. Karnal abordará as questões relacionadas aos campos e limites do individualismo moderno.

Teatro

No dia 18 de outubro, às 20h, no Espaço Mezanino do SESI-SP, Tim Crouch apresenta a performance Eu, Malvolio em que coloca como protagonista o mordomo humilhado da obra Noite dos Reis, comédia de William Shakespeare. O personagem secundário da obra do bardo, Malvolio, ganha destaque ao revisitar sua vida cheia de assédio moral e enganos. O monólogo é interpretado em inglês com legendas em português.

Filmes

As obras de William Shakespeare, o autor mais adaptado para o cinema em todo o mundo, chegam ao Instituto Tomie Ohtake em um programa especial que inclui longas-metragens raros do acervo do British Film Institute (BFI) e que conseguiram contar as histórias do autor de formas reimaginadas e originais.

As sessões se inserem no programa Cine Fachada, que o Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake vem realizando na área externa do edifício em que está abrigado, na forma de um cinema ao ar livre, criando um espaço de encontro aberto para a cidade.

Dia 20 de outubro, quinta-feira, às 19h30 - Noite Insana (Basil Dearden, 1951).

Após a exibição do filme, a banda de jazz Ludere se apresenta no térreo (das 21h às 22h)

Dia 21 de outubro, sexta-feira, às 19h30 - Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013).

Dia 22 de outubro, sábado, às 19h30 - As Sete Máscaras da Morte (Douglas Hickox, 1973)

Exibição ao ar livre, na fachada do edifício do Instituto Tomie Ohtake.

Entrada gratuita. Classificação indicativa 16 anos.  (Em caso de chuva, o evento será cancelado.)

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP.

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – Amarela.

Exposição

Shakespeare no Metrô de São Paulo

De 10 a 30 de outubro na Estação Santana do Metrô.

Após o sucesso na estação Sé, a exposição Shakespeare Lives estará na estação Santana em outubro, com 20 pôsteres com fotos inspiradas na obra de Shakespeare, citações e expressões criadas pelo dramaturgo.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Shakespeare Lives

O programa global Shakespeare Lives relembra os 400 anos da morte de William Shakespeare com uma série de eventos e atividades que irão celebrar a vida e obra do dramaturgo britânico ao longo do ano de 2016.