Terça-feira, 11 de Outubro de 2016

British Council promove segunda edição do International Museum Academy 

Curso sobre desenvolvimento de públicos em museus será realizado de 17 a 21 outubro no Museu de Arte do Rio

O Museum Academy, projeto que nasceu do intercâmbio entre gestores de museus do Brasil e do Reino Unido, terá uma segunda edição de 17 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. Promovido pelo British Council, o curso sobre desenvolvimento de público será realizado em parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, e terá a participação de profissionais britânicos e brasileiros. A primeira edição aconteceu ano passado, em São Paulo, e contou com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado. 

O curso será coordenado por Bill Griffiths, diretor do Tyne and Wear Archives & Museums (TWAM). “Iremos explorar vários aspectos do desenvolvimento de público, incluindo marketing, segmentação de audiência, engajamento comunitário e desenvolvimento de parcerias fora da nossa própria área de competência”, explicou.

As aulas serão ministradas por Karen Davies, diretora de Projetos e Pesquisas Didáticas do Science Museum, e Liz Smith, diretora de Participação e Aprendizado da National Portrait Gallery, de Londres. Haverá ainda a participação de palestrantes brasileiros e visitas a museus da cidade. 

Foram selecionados representantes de instituições do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, que deverão desenvolver um projeto de desenvolvimento de público durante a semana do curso. O último dia será aberto ao público, com atividade gratuita para até 70 pessoas. “Nosso objetivo é que, ao final da semana, os participantes tenham obtido uma maior compreensão dos vários elementos abordados e a confiança para buscar novos públicos para as suas instituições”, explicou. 

Effie Vourakis, gerente de Projetos do British Council, ressaltou que o Museum Academy é destinado a profissionais de museus: “O objetivo é promover o intercâmbio entre profissionais das esferas municipal, estadual e federal, além de diretores e gerentes de museus brasileiros e britânicos”.  Na primeira edição, participaram 25 pessoas de museus de cinco estados brasileiros. “Trabalhando entre britânicos e brasileiros, eles tiveram a oportunidade de aprender como trazer novos públicos e como engajá-los nas causas dos museus”, relatou Lucimara Letelier, diretora Adjunta de Artes do British Council.

O Museum Academy é resultado do Transform, programa de cooperação cultural e artística entre o Brasil e o Reino Unido, desenvolvido entre 2012 e 2016 como parte do legado Olímpico. As ações do Transform compreendem sete áreas distintas: artes visuais & museus, cinema, dança, economia criativa, literatura, música e teatro.

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Serviço

Museum Academy - Rio 2016 

Curso de Desenvolvimento de Público em Museus

Data: 17 a 21 de outubro

Local: Museu de Arte do Rio de Janeiro

Programação

Segunda-feira, 17 out 2016 – 9h às 17h

• Café da manhã de boas-vindas 

• Apresentação geral e introdução ao curso

• Desenvolvimento de público: o que é, por que fazê-lo, como escrever um Plano de Desenvolvimento de Público

• Visita, palestra e debates no Museu do Amanhã

• Palestrantes: Alexandre Fernandes, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Público do Museu do Amanhã; Laura Taves, coordenadora de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã

Terça-feira, 18 out 2016 – 9h30 às 17h

• Segmentação de público

• Marketing e mídia social

• Caso de estudo brasileiro: Museu da Vida

• Palestrante: Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida/ Fiocruz

Quarta-feira, 19 out 2016 – 9h30 às 17h

• Engajamento de público e comunidades

• Caso de estudo: Science Museum

• Início da elaboração dos projetos individuais

• Visita, palestra e debates no Museu de Arte do Rio

• Palestrante: Janaína Melo, gerente de Educação do Museu de Arte do Rio e Escola do Olhar/ Instituto Odeon

Quinta-feira, 20 out 2016 – 9h30 às 13h

• Liderança e influência

• Como trabalhar em parceria no setor cultural

• Ônibus para o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea

• Visita, palestra e debates no Museu

• Palestrante: Raquel Fernandes, diretora do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea

Sexta-feira, 21 out 2016 – 9h30 às 17h

• Discussão sobre projetos individuais, ajustes, apresentação dos projetos

• Apresentação dos projetos, cerimônia de encerramento

Sábado, 22 out 2016 – 9h às 13h 

Seminário aberto a público 

• Apresentação do IMA e resumo dos tópicos do curso

• Vivência com o público, dividido em mesas de debates

• Feedback e encerramento

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br.