Quinta-feira, 06 de Outubro de 2016

O Cine Fachada, do Instituto Tomie Ohtake, apresenta, “Shakespeare on Film” um programa em parceria com o British Council. 

De 20 a 22 de outubro de 2016, às 19h30

 Por meio de uma parceria com o British Council, o Instituto Tomie Ohtake apresenta em seu projeto Cine Fachada três filmes que conseguiram contar as histórias do dramaturgo britânico, com mais obras adaptadas para o cinema em todo o mundo, de formas re-imaginadas e originais. A iniciativa - Shakespeare on Film - faz parte do programa global Shakespeare Lives, que comemora os 400 anos de legado do poeta e dramaturgo, desenvolvido pelo British Council em mais de 90 países, ao longo de 2016. 

O Cine Fachada – sessões de cinema ao ar livre, na área externa do edifício em que o Instituto Tomie Ohtake está abrigado – traz, neste programa especial, três longas-metragens raros do acervo do British Film Institute (BFI): Noite Insana (Basil Dearden, 1951), Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013) e As Sete Máscaras da Morte (Douglas Hickox, 1973). A noite de estreia contará com apresentação da Banda Ludere, que reproduz o clima das telas de Noite Insana.

CONTATO

Serviço

20/10 – Quinta

19h30 - Noite Insana 

(Basil Dearden, 1951, 91 mins / PB)

Elenco: Patrick McGoohan, Richard Attenborough, Betsy Blair Othello 

Ambientado na enfumaçada cena do jazz britânico, esta adaptação de Othello tem um elenco poderoso e aparições especiais e raras de alguns dos maiores nomes do jazz, como Charles Mingus, Dave Brubeck, Tubby Hayes e Johnny Dankworth. Durante a celebração de aniversário de casamento de Aurelios Rex e Delia Lane, um invejoso e ambicioso baterista, Johnny Cousin, se esforça em acabar com a relação do casal. Este ousado psicodrama é acompanhado por uma soberba trilha sonora, que revive, de uma forma brilhante, o início dos anos 60.

21h – Banda Ludere

Philippe Baden Powell, pianista, compositor e filho do legendário violonista brasileiro Baden Powell, se une ao trompetista, compositor e arranjador Rubinho Antunes, ao baixista e compositor Bruno Barbosa e ao baterista e também compositor Daniel de Paula para formarem o quarteto de jazz e música instrumental brasileira, Ludere, palavra latina para os verbos brincar, jogar, expressar e, também, tocar. Este ano, lançaram o elogiado primeiro disco do grupo também intitulado "Ludere".  Neste show especial, apresentarão standards de jazz que marcaram as décadas de 50 e 60. 

21/10 – Sexta

19h30 - Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013, 109 min / PB)

Elenco: Amy Acker, Alexis Denisof, Clark Gregg 

Neste Much ado about nothing (título original) de agora, um nobre governador e sua filha Hero recebem a visita de um amigo, que retorna de uma "batalha", acompanhado do irmão rebelde e dois oficiais, Benedick e Claudio. Este último cai de amores pela bela jovem, enquanto o primeiro, mais maduro, teima em não admitir que também é apaixonado por Beatrice, sobrinha do anfitrião e também cabeça dura nas questões do amor. A releitura de Joss Whedon foi filmada com elenco de amigos dentro da própria casa do diretor, que, apesar de trazer a trama para os dias atuais, foi fiel ao texto, mantendo todo o linguajar rebuscado da época do autor.

22/10, Sábado

19h30 - As Sete Máscaras da Morte (Douglas Hickox, 1973, 104 min / cor)

Elenco: Vincent Price, Diana Rigg

Esta brilhante, ainda que bizarra comédia de horror, conta com Vincent Price estrelando como um arrogante ator psicótico que se recusa a atuar em qualquer peça que não seja Shakespeare. Sentindo-se menosprezado por nove críticos que o negaram o prêmio de “Melhor Ator do Ano”, decide então reencenar as cenas de assassinato shakespearianas com sua filha (Diana Rigg) para obter sua terrível vingança. As Sete Máscaras da Morte tem uma excentricidade genuína e subestimada do cinema britânico, combinando efeitos do cinema grotesco com paródia e caricaturas para criar um filme excepcional.

Sobre o Shakespeare Lives

O programa global Shakespeare Lives relembra os 400 anos da morte de William Shakespeare com uma série de eventos e atividades que celebram a vida e obra do dramaturgo britânico ao longo do ano de 2016. O projeto, liderado pelo British Council, faz parte da campanha GREAT do governo britânico. No Brasil, o programa incluiu a Casa Shakespeare em Paraty, durante a Flip, o maior festival literário do Brasil, além de apresentações de espetáculos teatrais baseados em clássicos como Macbeth e A Tempestade, exibições de filmes inspirados em sua obra em parceria com o British Film Institute, ciclos de debates e materiais para professores e alunos do ensino básico. O legado de Shakespeare também foi tema da campanha educacional online Play Your Part e de atividades na British House, a casa britânica no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. 

O tour Shakespeare on Film é o programa mais ambicioso que o British Council já ofereceu. Foi trabalhado com diversos parceiros em mais de 90 países, que incluem desde grandes festivais de cinema até escolas primárias, o que é prova do legado duradouro de Shakespeare. Nenhum outro escritor teve tanto impacto no cinema, como se pode conferir em mais de 1000 créditos no portal IMDB (Internet Movie Database). “Este programa foi feito sob medida para o Brasil e explora como cineastas adaptaram, se inspiraram e interpretaram a obra de Shakespeare para as telas de cinema. Fico feliz em ter o Brasil como parte das celebrações do programa Shakespeare Lives", conclui Briony Hanson, diretora da área de Filme do British Council em Londres.

Dias 20, 21 e 22 de outubro de 2016, às 19h30

Sessões gratuitas, até 150 pessoas sentadas

Show gratuito da banda Ludere, até 150 pessoas em pé

Em caso de chuva o evento será cancelado

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) - Pinheiros SP 

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela 

Fone: 11 2245 1900

 

De terça a domingo, das 11h às 20h

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: 

http://www.britishcouncil.org.br

 

Sobre o Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 28 de novembro de 2001, tornou-se, em pouco tempo, uma referência no circuito paulistano das artes visuais pela qualidade de sua programação. O Instituto destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar estas atividades. Além das mostras, o Instituto Tomie Ohtake organiza prêmios de arquitetura, artes plásticas e para professores da rede pública. Entre as suas várias atividades para atrair diferentes públicos e se abrir para a cidade está o Cine Fachada, bem como uma programação musical de alta qualidade que acompanha suas exposições. O espaço também se consagrou por desenvolver um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material e no treinamento de professores, em programa que já alcançou, com profundidade, 10 mil educadores da rede pública.

 www.institutotomieohtake.org.br