Quinta-feira, 26 de Março de 2015

Spectaculu participa de evento do Royal Opera House (Londres)

A escola é a única convidada do Brasil

A Spectaculu, escola de arte e tecnologia do Cais do Porto - RJ, é a única instituição de ensino brasileira representada no evento de encerramento do Design Challenge 2015, competição entre mais de 500 escolas técnicas britânicas que oferece experiência de trabalho nas áreas de figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital. A participação da instituição no evento como convidada especial é uma das ações do “Scene Change”, projeto do British Council realizado pela People’s Palace Projects que busca promover troca de expertises para a área de ensino técnico entre instituições do Reino Unido e do Brasil. A celebração acontece amanhã (27/03) no Royal Opera House (Londres) e premia os melhores jovens profissionais de escolas britânicas selecionadas.

A convite do British Council, dois representantes da Spectaculu estão em Londres desde o último dia 18. O coordenador pedagógico Rogério José de Souza e o aluno do curso de Adereços 2014 Ipojucan Ícaro estão conhecendo de perto o trabalho de escolas e centros de produção de artes cênicas parceiros do projeto, como o polo cultural High House Production Park e The Backstage Centre.

Rogério e Ipojucan também são convidados do evento de encerramento do Design Challenge e apresentam parte do trabalho desenvolvido em curtas-metragens, portfólios criativos e figurinos pelos mais de 100 alunos que passaram pela Spectaculu no ano passado. Os vencedores da competição serão conhecidos no intervalo de uma apresentação especial da ópera “Madame Butterfly”, o norte criativo das produções desenvolvidas por todas as instituições participantes do projeto.

Gringo Cardia, cenógrafo e presidente da Spectaculu, sobre “Scene Change”:

“O projeto ‘Scene Change’ é muito importante, pois permite uma troca de experiências entre estudantes do Brasil e do Reino Unido. Este projeto integra nossas diferentes metodologias educacionais, que capacitam os jovens para trabalhar com alto padrão de excelência, revelando as diferentes áreas técnicas no mercado dos espetáculos e do entretenimento e mostrando que estas são profissões criativas e essenciais para a realização de grandes trabalhos.”

CONTATO

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

Sobre o British Council

British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br

Sobre a Spetaculu

A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth. A instituição é uma escola de ponta que visa a formação crítica, a capacitação e a inserção profissional no mundo dos espetáculos de jovens de 17 a 21 anos, oriundos de regiões de vulnerabilidade social do Grande Rio. Todos os cursos oferecidos são gratuitos, com 10 meses de duração, e contemplam as áreas técnicas de Artes Cênicas e Arte e Tecnologia. Cerca de 150 alunos passam pela escola todos os anos. A Spectaculu também conta com o apoio de profissionais do mundo dos espetáculos, que auxiliam a instituição através de contribuições financeiras e da inserção no mercado de trabalho. Em 15 anos, a escola conseguiu inserir seus jovens técnicos em 4.000 vagas de trabalho.