Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2016

British Council, Premier League e Clube Atlético Paranaense oferecem treinamento sobre futebol e comunidade em Curitiba

A ação faz parte do programa Premier Skills, que usa o futebol como ferramenta para o desenvolvimento social e comunitário ao redor do mundo

Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, quatro técnicos britânicos da Premier League, a liga profissional de futebol da Inglaterra, estarão em Curitiba para ministrar um curso de desenvolvimento de treinadores comunitários de futebol. Os participantes do curso são treinadores que atuam nas Escolas Furacão do Clube Atlético Paranaense, nos projetos sociais das ONGs Lionsraw e Futebol de Rua de Curitiba e nos projetos apoiados pelo Premier Skills no Rio de Janeiro e São Paulo. O curso tem como objetivo desenvolver as habilidades e conhecimentos individuais dos treinadores e capacitá-los para o planejamento de ações comunitárias que empregam o futebol como um meio para transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento de comunidades mais fortes e seguras.

A iniciativa faz parte do Premier Skills, fruto da parceria global entre o British Council e a Premier League. O programa usa o futebol como uma ferramenta para criar um futuro melhor para jovens em 25 países, combinando o alcance do British Council com o apelo global da Premier League. No Brasil, são apoiados projetos em Curitiba, através da parceria com o Clube Atlético Paranaense, e também no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Desde 2013, o Premier Skills já treinou 2.300 técnicos e árbitros em 25 países na Ásia, África e Américas, com um alcance total de mais de 500 mil jovens. Além do treinamento, o programa trabalha com parceiros locais em cada país para apoiar projetos comunitários que envolvem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco, através de sessões regulares de futebol e, em alguns casos, também de ensino da língua inglesa.

O curso em Curitiba será liderado por Paul Hughes, um treinador sênior da Premier League. Ele será auxiliado pelos técnicos comunitários Richard Allicock, Omari Chambers-Alert e JoJo Clarke, da Tottenham Hotspur Foundation.

Raphael Silva, treinador do projeto Premier Skills Escola da Família de São Paulo é um dos convidados a participar do treinamento e disse que espera “enriquecer seus conhecimentos e poder ampliar o impacto do Premier Skills em sua escola e estimular a participação de ainda mais voluntários, crianças e jovens”.

O treinamento será encerrado com um festival comunitário e torneio de futebol no dia 28 de fevereiro, com a participação de 100 crianças das Escolas Furacão. Os treinadores participantes receberão certificados em cerimônia com a presença de Luiz Sallim Emed, presidente do Conselho Administrativo do Atlético Paranaense, e jogadores do elenco principal do Clube. 

"Acredito que damos um grande passo ao trazer a experiência de técnicos da Premier League. Sem nenhuma dúvida, todos os projetos sociais do Atlético Paranaense que participarão do curso levarão um aprendizado único para aplicar nas Escolas Furacão e em suas sociedades. O Clube está muito feliz com esta parceria", destaca Ricardo Silva, gerente da Escola Furacão. 

Para Richard Scudamore, presidente da Premier League, “os clubes da Premier League tem uma reputação de longa data por desenvolverem programas de alta qualidade em comunidades no Reino Unido. Considerando nosso alcance internacional, faz todo sentido que possamos disseminar estes objetivos globalmente através do Premier Skills, que já formou mais de 6.300 novos treinadores e árbitros comunitários em 29 países. Certamente os participantes irão se beneficiar muito com a experiência do treinamento.”

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500

 

Serviço

Festival e Torneio

28 de fevereiro de 2016 – de 10h às 17h

Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi (CAT do Caju)

Estrada do Ganchinho, 1451 - Umbará, Curitiba - Paraná, Brasil - CEP 81930-160

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.  Informações: http://www.britishcouncil.org.br/ 

Sobre o Premier Skills

O programa Premier Skills é uma parceria global entre a Premier League e o British Council e utiliza o futebol como ferramenta para engajar e desenvolver habilidades de jovens em todo o mundo. O Premier Skills combina a comprovada experiência da Premier League em projetos de futebol comunitário com a presença global e experiência no desenvolvimento e implementação de projetos culturais e educacionais do British Council. O Premier Skills tem sido realizado com sucesso em 25 países na Ásia, África e nas Américas, incluindo o Brasil.

Sobre o Clube Atlético Paranaense

O Clube Atlético Paranaense se destaca por sua excelente estrutura e pela qualidade de seus trabalhos e gestão. Possui um dos mais modernos estádios da América Latina, que recebeu quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e é o primeiro do Hemisfério Sul (construído para o futebol) com a tecnologia retrátil no teto, além do mais moderno Centro Administrativo e Técnico do país, o CAT Alfredo Gottardi.

Em campo, o Furacão tem conquistado títulos importantes em nível estadual, nacional e internacional. Dentre eles está a principal conquista da história do Atlético: o título do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, em 2001. O Clube ainda teve outras grandes conquistas. Em 2004, foi vice-campeão Brasileiro, em 2005, foi vice-campeão da Copa Libertadores da América (torneio internacional que o Furacão participou quatro vezes, em 2000, 2002, 2005 e 2014) e, em 2013, foi vice-campeão da Copa do Brasil.

Sobre a Premier League

A Barclays Premier League é o evento esportivo annual mais assistido no mundo. Na última temporada, 13.9 milhões de fãs compareceram a partidas com uma ocupação recorde do estádio de 95.9%. Em nove meses do ano, 380 partidas foram vistas em 185 países com cobertura para mais de 730 milhões de domicílios. Para mais informações sobre os programas comunitários da Premier League, siga @PLCommunities no twitter.