Segunda-feira, 21 de Setembro de 2015

Participantes do projeto Try Rugby celebram abertura da Copa do Mundo de rúgbi

Cerca de 160 crianças e adolescentes assistiram ao primeiro jogo do campeonato mundial na sede do SESI Resende, onde também protagonizaram seu próprio minicampeonato de rúgbi

Aproximadamente 160 alunos do Try Rugby RJ – iniciativa internacional pioneira realizada em parceria pela Premiership Rugby, o British Council e a Firjan, juntamente com a Jaguar Land Rover na seccional RJ – reuniram-se no ginásio de esportes do SESI Resende para acompanhar a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Rugby, que acontece hoje na Inglaterra. O Try Rugby é um programa social que traz técnicos britânicos da Premiership Rugby para atualizar em escolas e comunidades no Brasil.

As crianças e jovens do projeto acompanharam, ao vivo, o primeiro jogo de estreia do campeonato: Inglaterra X Fiji. Além de vibrar a cada pontuação dos jogadores profissionais, os jovens alunos realizaram, um pouco antes da cerimônia de abertura televisionada, o seu próprio campeonato, demostrando o que já aprenderam sobre o esporte durante as aulas do projeto.

“O Try Rugby foi concebido como ferramenta para promover a inclusão social e disseminar a modalidade no país, contribuindo com o fortalecimento do esporte. O programa não apenas aumenta a participação de brasileiros na prática do rúgbi, mas também a qualidade de vida dos jovens participantes”, conta Cláudio Anjos, diretor de Educação e Sociedade do British Council no Brasil.

Quem também roubou a cena no evento foram os voluntários do programa. O grupo contou com a participação de colaboradores do escritório da Jaguar Land Rover em Itatiaia e professores de Educação Física das escolas públicas da região. Os docentes participaram, recentemente, de sessões de treinamento ministradas por Andrew Turner,técnico da turma na região, que veio ao Brasil para o projeto a convite da Premiership Rugby, a principal liga profissional do esporte na Inglaterra.

“O rúgbi é mais que apenas um jogo, o esporte é uma cultura única que combina os atributos físicos de velocidade, habilidade, agilidade e força com os princípios do trabalho em equipe, respeito, disciplina e espírito esportivo. Por esse motivo, nós apostamos no projeto. Afinal, trata-se de uma ferramenta de apoio social ao jovens da região”, comenta Paul Clifton, gerente de qualidade da Jaguar Land Rover e voluntário da empresa no projeto.

Segundo o gerente executivo do SESI/SENAI Resende, José Oswaldo Nogueira da Fonseca, o SESI já vem desenvolvendo o projeto em parceria com a Jaguar Land Rover na cidade do Rio de Janeiro em comunidades carentes e a unidade de Resende foi escolhida como parceira para ampliar o projeto no interior do Estado. “Essa parceira demonstra a preocupação conjunta para o desenvolvimento de ações sociais que visem a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens de nossa região”, ressalta.

Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email centro.info@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2106-7500.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.  Informações: http://www.britishcouncil.org.br/