Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016

British Council promove workshop sobre mulheres na cultura com gestoras britânicas e brasileiras

Evento acontecerá no Rio e incentivará troca de experiências em temas como liderança, igualdade, intolerância e colaborativismo

Jude Kelly, diretora Artística do Southbank Centre, instituição cultural do Reino Unido, Katherine Zeserson, ativista cultural independente e ex-diretora e fundadora do departamento de Aprendizado e Participação do Sage Gateshead, instituição dedicada à música do Reino Unido e Faith Liddell, fundadora e ex-diretora do Festivals Edinburgh, organização criada para liderar os 12 maiores festivais de Edimburgo, se juntarão a 20 gestoras de cultura brasileiras no dia 19 de outubro, na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro para o workshop Mulheres na Cultura, promovido pelo British Council. 

O workshop irá abordar temas de gênero, liderança, igualdade de gênero, intolerância e colaborativismo sob a ótica da gestão cultural abordada por mulheres. O objetivo final será propor uma reflexão sobre ações concretas ou intenções para o futuro da gestão cultural feita por mulheres no Brasil.

Jude Kelly, Katherine Zeserson e Faith Liddel virão ao Brasil por ocasião do programa The Art of Cultural Exchange - TACE, realizado pelo People’s Palace Project com apoio do British Council, Arts Council England e Arts and Humanities Research Council. O TACE, Experiência e tradução: a arte do intercâmbio cultural é uma pesquisa colaborativa entre Brasil e Reino Unido que visa mapear intercâmbios culturais anglo-brasileiros com foco em organizações artísticas das periferias urbanas. O workshop Mulheres na Cultura e o TACE fazem parte do Transform, programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. No dia 20 haverá seminário no MAR, Museu de Arte do Rio, como parte do TACE, que inclui painel sobre resultados do programa Transform, com a presença de Jude Kelly.

Para Lucimara Letelier, diretora adjunta de artes do British Council, o debate é uma oportunidade para discutir a visão de futuro para o papel das mulheres na gestão cultural, contribuições ao setor e desafios encontrados no caminho. “Vamos unir as vozes das mulheres gestoras de cultura do Reino Unido e Brasil em uma reflexão única que nasce das experiências de troca e colaboração durante quatro anos do Transform.”

CONTATO
Para mais informações entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do email contato@britishcouncil.org.br ou ligue para (11) 2126-7500.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Nosso trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países com cerca de 8 mil funcionários, trabalhando com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Somos uma organização britânica, sem fins lucrativos, e o objetivo do nosso trabalho é tornar o Reino Unido e o mundo todo mais próspero e seguro. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.