Voltado a profissionais que trabalham em festivais e produtores de arte e cultura, o curso International Festivals Academy – Desenvolvimento Profissional em Gestão de Festivais propõe uma análise de iniciativas inovadoras em festivais do Reino Unido e do Brasil, abordando os seguintes assuntos-chave:

  • Sustentabilidade;
  • Curadoria, programação e parcerias;
  • Modelos colaborativos e networking;
  • Identificação de oportunidades e desenvolvimento de novos públicos;
  • Comunicação e mídias digitais;
  • Internacionalização.

Data: de 1º a 7 de outubro de 2017

Local: SESC Santa Rita
R. Santa Rita, 134-156 - Centro Histórico - Paraty, RJ - CEP 23970-000

Horário: no dia 1º de outubro, os participantes são esperados para a abertura do curso às 19 horas. De 2 a 6 de outubro, as aulas acontecem das 10 às 18 horas, entre atividades práticas, expositivas e visitas a espaços de festivais em Paraty. Encerramos no sábado pela manhã com uma palestra aberta ao público, das 10 às 12 horas. 

Periodo de inscrições: 1º a 21 de agosto de 2017
Divulgação dos selecionados: 30 de agosto de 2017
Prazo para pagamento da inscrição: 6 de setembro de 2017
Investimento: R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais)
Vagas: 35
Carga horária total: 44 horas

Público-alvo

O curso é destinado a profissionais com atuação transversal na área de gestão cultural e que possuam experiência diversificada com festivais. São requisitos desejáveis:

  • Ter, no mínimo, 5 anos de experiência no setor de festivais.
  • Mostrar interesse em trabalhar em equipe e de forma colaborativa.
  • Ter capacidade de gerar impacto na estratégia e/ou na programação de festivais e/ou de difundir o conhecimento adquirido.

Objetivos

Ao final do curso, espera-se que os participantes tenham desenvolvido:

  1. Ampla compreensão sobre estratégias diversificadas de modelos de negócios integrados com comunicação e curadoria.
  2. Entendimento sobre formas colaborativas de trabalho em rede com festivais brasileiros e em parceria com festivais internacionais.
  3. Rede de contato com profissionais de festivais britânicos e brasileiros, tendo acesso às melhores práticas em comunicação e modelos de negócios no Reino Unido.

Formato

As aulas combinam atividades práticas e teóricas, conduzidas por especialistas britânicos que integram as equipes de consagrados festivais do Reino Unido e especialistas da Casa Azul, responsável pela execução da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Experientes profissionais de festivais e organizações culturais brasileiros completam o quadro de colaboradores.

A carga horária total é de 44 horas. O British Council entregará certificados de participação após a conclusão do curso.

O curso terá tradução simultânea do inglês para o português.

Processo de inscrição e seleção

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição online até 21 de agosto de 2017, que será analisado por uma comissão composta por representantes do British Council e da Casa Azul. Os selecionados serão comunicados por e-mail até 30 de agosto e deverão efetuar a matrícula e pagamento da taxa de inscrição até o dia 6 de setembro.

Os selecionados que não realizarem a matrícula até a data citada acima automaticamente cederão sua vaga para os candidatos em lista de espera. 

Este curso possui 35 vagas. 

Investimento

A taxa de inscrição no International Festival Academy é R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais). Esse valor cobre as despesas do curso, material didático e coffee breaks.

Custos de transporte até Paraty, acomodação, alimentação e demais despesas NÃO estão inclusos no valor do curso e são de responsabilidade do participante.

Formas de pagamento

O pagamento do curso poderá ser feito por boleto bancário, débito à vista (para correntistas dos bancos Itaú e Bradesco) ou cartão de crédito (bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Diners e Hipercard).

As compras por cartão podem ser pagas à vista ou parceladas em até 10 vezes (com juros). Nas demais modalidades, apenas será possível fazer o pagamento à vista.