Momentum - Edinburgh Festivals International Delegate Programme

O British Council Brasil levará uma delegação brasileira, composta por agentes culturais de diferentes partes do Brasil, para o Momentum, o programa internacional de delegações dos Festivais de Edimburgo, realizado em parceria por três organizações: Festivals Edinburgh, British Council Scotland e Creative Scotland. 

Os Festivais de Edimburgo são conhecidos mundialmente como a marca cultural da Escócia. Coletivamente, eles atraem um público de mais de 4 milhões de pessoas, mais de 30 mil artistas vindos de 70 países e cerca de mil veículos de comunicação. Durante o ano, Edimburgo abriga 12 grandes festivais internacionais e cinco deles acontecem simultaneamente no mês de agosto: Edinburgh Art Festival, Edinburgh Festival Fringe, Edinburgh International Book Festival, Edinburgh International Festival e The Royal Edinburgh Military Tattoo. 

Sobre o programa

O Momentum recebe delegações formadas por produtores, líderes culturais e empresários, representantes do governo, programadores de festivais e agências culturais e de financiamento com o objetivo de fomentar: 

  • Parcerias e colaboração internacional com os Festivais de Edimburgo e experiências de como Edimburgo se posiciona como a principal cidade de festivais do mundo;
  • Relacionamentos com a oferta cultural escocesa;
  • Relacionamentos com a comunidade internacional artística e cultural que invade a cidade de Edimburgo em agosto.

A participação no programa inclui especificamente: 

  • Apoio na organização de reuniões com os agentes culturais, produtores independentes e representantes do governo, de acordo com seus interesses específicos;
  • Realização de eventos de networking com os diretores dos 12 Festivais de Edimburgo, outras organizações culturais importantes e indivíduos;
  • Acesso aos serviços oferecidos pelo Centro Internacional de delegações de Edimburgo, incluindo assistência com planejamento de itinerário/programa, circuitos guiados pela cidade, eventos de networking e orientação individual, além de uma cota para ingressos de espetáculos;
  • Acesso aos espaços e estrutura do Centro Internacional de delegações de Edimburgo, incluindo espaços de convivência e áreas de reunião;
  • Acesso ao programa de seminários, que aborda cinco temas centrais: programação, modelos de negócios, trabalho colaborativo, turismo cultural e avaliação de impacto dos Festivais de Edimburgo. 

A programação customizada para membros da delegação brasileira irá se concentrar entre os dias 9 e 13 de agosto de 2017.

Perfil desejado

Para a delegação brasileira, serão selecionados produtores independentes, gestores culturais, articuladores e agentes culturais capazes de influenciar políticas públicas, curadores e programadores de festivais e instituições culturais, que demonstrem as seguintes características:

  • Habilidades comunicacionais e sociais para networking; 
  • Bom nível ou fluência no idioma inglês;
  • Interesse e capacidade para comprometimento de recursos (humanos e financeiros) para colaborações com a Escócia e com os festivais de Edimburgo;
  • Habilidade para captar recursos e influenciar organizações culturais;
  • Transformar a experiência da delegação em programação, conteúdo e colaborações;
  • Capacidade e interesse em cooperar e colaborar com outros delegados brasileiros e participantes internacionais do Momentum. 

Como se candidatar

O prazo para candidatura para o Momentum encerrou-se em 31 de março de 2017.

A seleção dos delegados será feita pelos parceiros do programa no Brasil e na Escócia. Os delegados selecionados serão informados por e-mail até 30 de abril de 2017. Serão selecionados até oito delegados para a edição de 2017.

Apoio oferecido pelo programa

É esperado que os candidatos cubram grande parte dos custos de viagem. Analisaremos as candidaturas e as cartas de intenção definindo, então, qual apoio poderemos oferecer ao delegado. 

Caso você precise de apoio financeiro para os voos ou acomodação em Edimburgo, por favor, especifique isso na sua carta de interesse.