DICE - Developing Inclusive and Creative Economies

DICE – Developing Inclusive and Creative Economies – é o novo programa do British Council que apoiará o desenvolvimento de economia criativa e negócios sociais no Reino Unido e em cinco países emergentes: Brasil, Egito, Indonésia, Paquistão e África do Sul.

Com a finalidade de fomentar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa inova ao entrelaçar três pilares potentes – economia criativa, empreendedorismo e impacto social – em três níveis:

  • Sistêmico – Diálogo em políticas públicas, formação de rede e pesquisa;
  • Institucional – Fortalecimento de intermediários no empreendedorismo criativo e social por meio de projetos colaborativos entre Brasil e Reino Unido;
  • Individual – Treinamento e monitoramento com foco na redução de barreiras à aprendizagem.

Elaborada sob medida para que empreendimentos criativos possam impulsionar benefícios sociais, a implementação do DICE no Brasil tem como ambição ajudar a fortalecer a autonomia de grupos vulneráveis, como jovens em situação de risco, o empoderamento de mulheres e a igualdade de gênero.

Inicialmente, o DICE atuará nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Os projetos constituem em treinamento de ponta, formação de redes e mentores, apoio à inovação, fortalecimento de instituições e de agentes multiplicadores e outras ações que ajudem a criar um ambiente mais propício à economia criativa com impacto social, respeitando cada contexto e a dinâmica de economia criativa que nele se estabelece, e fortalecendo os laços entre Brasil e Reino Unido.

 

DICE Fund

O DICE Fund é um recurso alocado para contemplar propostas de projetos de desenvolvimento e cocriação entre organizações brasileiras e britânicas. A chamada está aberta a partir de 3 de setembro até 11 de novembro de 2018. Saiba mais sobre os requisitos no site global.

Para mais informações, organizações interessadas poderão assistir a uma série de sessões online de perguntas e respostas nas seguintes datas:

   

Atividades em 2018:

Julho

Participação de representantes do programa DICE no encontro do Global Steering Group (GSG), em Buenos Aires. 

Oficinas de treinamento para empreendedores como agentes multiplicadores.
Agosto Primeiro DICE Dialogues - Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido, em São Paulo.

Visita de delegações de organizações britânicas ao Brasil.

Setembro Participação da delegação brasileira no Social Enterprise World Forum (SEWF), em Edimburgo. Lançamento da primeira chamada do DICE Fund para projetos de cocriação e colaboração  entre instituições brasileiras e britânicas.
Novembro Visita de delegações de organizações britânicas ao Brasil durante o MicBR. Segundo DICE Dialogues - Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido, em São Paulo.

 

Para saber mais sobre o DICE, acesse a página global do programa aqui.

 

Iniciativas financiadas pelo DICE no Brasil: