Desenvolvi dois projetos pelo Connecting Classrooms no Colégio Técnico Opção, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Em 2015, levei 14 alunos para fazer intercâmbio na África do Sul. Aproveitamos a viagem para visitar os alunos e professores da escola Ryland's High School, na Cidade do Cabo, com os quais nos comunicamos durante um ano através do Connecting Classrooms.
Meus alunos tiveram a oportunidade de participar de aulas de história, biologia e matemática na escola Ryland's. Eu fui convidado para dar uma aula de literatura estrangeira e cultura brasileira. De verdade, foi a melhor experiência de ensino da minha vida. A interação com os alunos sul-africanos me permitiu mergulhar em outras representações culturais e sociais, contribuindo muito para minha prática diária no Colégio Opção.
Não é possível descrever o carinho e a energia que os alunos e professores tiveram conosco. Eles até montaram um banquete para nós e nos levaram para uma cerimônia na mesquita deles. Percebemos que o Brasil e a África do Sul têm muitas coisas em comum, principalmente, o apego e a generosidade – todos choramos na hora da despedida!