O professor britânico James Atherton (à direita), da Saint Columbas School (Bolton, Inglaterra), em visita ao Brasil.
O professor britânico James Atherton (à direita), da Saint Columbas School (Bolton, Inglaterra), em visita ao Brasil. ©

Mariane Delgado/British Council Brasil

Receber a bolsa de intercâmbio do programa Connecting Classrooms do British Council abriu as portas para as escolas St Columba’s e Dr. Antônio Carlos Abreu Sodré, levando ambas para um território desconhecido. Pela primeiríssima vez, as crianças de cada escola parceira tiveram a possibilidade de interagir digitalmente, pesquisar mais a fundo os detalhes de cada comunidade e examinar e entender cuidadosamente questões globais. 

Ao chegar à escola Dr. Antônio Carlos Abreu Sodré, eu fiquei imediatamente impressionado com a recepção calorosa e com o entusiasmo das crianças. A primeira coisa que vi foi um painel com os trabalhos feitos pelas crianças através da parceria, que incluíam temas como comércio justo, Copa do Mundo e comparações entre os alimentos consumidos na Inglaterra e no Brasil.

Tive a sorte de vivenciar algumas experiências memoráveis, que incluíram uma aula de Português em que as crianças me entrevistaram sobre meus pratos britânicos favoritos. Sem o meu conhecimento, no dia seguinte todos eles levaram suas comidas favoritas para dividir com a classe em um piquenique!

Para encerrar o que havia sido a semana mais memorável da minha carreira de professor, as crianças se reuniram para uma apresentação de danças tradicionais brasileiras, que deixou todos na escola maravilhados.

A bolsa de intercâmbio do Connecting Classrooms oferece muito: a oportunidade de viajar, experimentar uma variedade de técnicas de ensino e, claro, passar tempo com aqueles que são a razão de tudo isso – as crianças!

James Atherton é Professor de Ensino Fundamental 1 na Escola St Columba’s em Bolton, na Inglaterra.