O Connecting Classrooms é uma oportunidade para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de conhecer profissionais estrangeiros e entrar em contato com as práticas de ensino do mundo todo. Também é uma forma de levar a cultura brasileira para o exterior e mostrar o que temos de melhor.

O inglês é a língua oficial do Connecting Classrooms, pois permite que professores do mundo inteiro se comuniquem. As atividades são desenvolvidas no Brasil em português, mas toda a interação com escolas parceiras é feita em inglês.

É simples participar do Connecting Classroom - basta seguir os passos listados abaixo.

Cadastre-se no site

  • Acesse a plataforma internacional do Connecting Classrooms, Schools Online: http://schoolsonline.britishcouncil.org  
  • No topo da página, clique em “Register”.
  • Faça o cadastro da sua escola no sistema em inglês. 

Para mais informações, veja como criar sua conta em nosso guia passo a passo em inglês.

Você receberá sua senha no prazo de três dias. Depois de receber sua senha, o próximo passo é encontrar uma escola parceira.

Encontre um escola parceira

  • Para encontrar uma escola parceira, acesse a plataforma do Schools Online e clique no botão “Partner with a school”.
  • Digite seu login e senha.
  • Na nova página que abrirá, clique em “School search” para entrar na página do mapa.
  • Lá você poderá clicar no país com o qual você gostaria de firmar uma parceria ou digitar no campo de busca.
  • Em seguida, você poderá filtrar as suas preferências, como nível de ensino, tamanho da escola, localização urbana, etc.
  • A ferramenta fornecerá uma lista com os contatos das escolas cadastradas no SchoolsOnline para que você se comunique com a que mais se identificar ou que possua objetivos semelhantes.

Desenvolva atividades com sua escola parceira

Uma das principais ferramentas do Connecting Classrooms é a interdisciplinaridade, com a qual os professores poderão desenvolver com os alunos um tema sob a perspectiva de diversas disciplinas, como geografia, matemática, história e línguas.

A partir das atividades que serão desenvolvidas com os estrangeiros, crianças e jovens poderão ter uma nova perspectiva sobre cultura, globalização e os temas transversais, que afetam toda a população mundial. O objetivo final é criar cidadãos globais, que têm o domínio da língua inglesa e conhecem outras culturas – todas essas características são muito valorizadas no mercado de trabalho.

Atividades pedagógicas 

Nós já selecionamos algumas atividades pedagógicas que podem ser utilizados para a realização de atividades conjuntas entre sua escola e uma escola parceira. Estas  atividades estão disponíveis em português e inglês.

Como encontrar mais atividades pedagógicas (em inglês)

  • Para acessar as atividades pedagógicas, acesse a plataforma do SchoolsOnline e clique no botão “Classrooms resources”.
  • Na nova página que abrirá, ao lado direito, você encontrará um box com as atividades separadas em diferentes seções.
  • Você pode escolher por matéria, idade, extensão da atividade, níveis e temas, habilidades e perspectivas globais.

Importante

A partir de 2015, devido a alterações no programa Connecting Classrooms, escolas brasileiras não são mais elegíveis para concorrer às bolsas de intercâmbio para o Reino Unido. No entanto, todos os outros recursos pedagógicos e cursos de aperfeiçoamento profissional disponíveis permanecem inalterados e podem ser utilizados gratuitamente pelos professores.

Links externos