Uma jovem mulher de cabelos castanhos olha diretamente para a câmera com um leve sorriso. (Crédito: British Council)

Por meio do International Credit Mobility, o programa Erasmus+ apoia a mobilidade de colaboradores e estudantes entre instituições europeias (participantes do programa) e não europeias (parceiras). O Brasil é um dos países elegíveis como parceiros para esta modalidade do programa.

As candidaturas deverão ser feitas, exclusivamente, pelas instituições europeias participantes do programa. Contudo, instituições com links estabelecidos com universidades britânicas podem usar este fundo como uma forma de estreitar as relações interinstitucionais e futuras parceiras para ensino e pesquisa.

Se a sua instituição ainda não tem uma parceria firmada com uma universidade no Reino Unido, mas tem interesse em formar uma utilizando os recursos do Erasmus+, veja mais informações sobre oportunidades de parcerias.

Por que participar?

Com a mobilidade de estudantes e colaboradores, sua instituição terá a oportunidade de estreitar as relações com outros países, ampliando sua oferta internacional. Além de promover a mobilidade entre os estudantes locais, promove o reconhecimento de sua instituição junto aos estudantes internacionais. Esta chamada também é uma oportunidade de oferecer apoio para a mobilidade e o desenvolvimento profissional de professores e colaboradores, estabelecendo conexões com novas instituições para futuras parcerias e cursos.

Estudantes receberão uma bolsa mensal de 650 euros, e colaboradores receberão uma ajuda de custo diária de 160 euros. Ambos também poderão receber recursos adicionais para subsidiar despesas de viagem, dependendo da distância a ser percorrida.

As duas instituições participantes da mobilidade compartilharão uma contribuição para apoio organizacional de 350 euros por participante no programa (aluno ou colaborador, até o limite de 100 participantes; crédito para participantes adicionais será de 200 euros cada).

International Credit Mobility – Round 2

Prazo para candidatura: 24 de setembro de 2015

Instituições de ensino superior britânicas participantes do programa Erasmus+ – que possuem o Erasmus Charter for Higher Education (ECHE) – podem se candidatar ao International Credit Mobility para receber financiamento para enviar e receber estudantes e colaboradores para e dos países parceiros.

O prazo final para candidatura no Round 2 é 24 de setembro de 2015, 11:00 AM (UK Time).

Não é necessário ter uma parceria firmada no momento da candidatura, porém as instituições participantes deverão assinar um acordo interinstitucional antes de qualquer atividade de mobilidade acontecer, seja entre estudantes ou colaboradores.

Recomendamos aos interessados que participem dos webinars gratuitos oferecidos pelo Erasmus+ para esclarecer dúvidas sobre esta chamada. As datas dos próximos webinars são: 3 de setembro (10h00 às 11h30, UK Time) e 9 de setembro (14h00 às 15h30, UK Time). Para participar de uma das sessões, inscreva-se online

Para se candidatar e obter mais informações sobre o International Credit Mobility, acesse o site do Erasmus+ para baixar os formulários e documentos com instruções detalhadas.