Date
Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017 até Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
Local
Curitiba, PR

O encontro da Região Sul da série de seminários internacionais Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização será realizado em Curitiba, PR, nos dias 16 e 17 de novembro de 2017. Veja a programação abaixo, confirme sua presença e participe! As inscrições são gratuitas.

Programação

Dia 1 – Quinta-feira, 16 de novembro 

Horário Atividade Oradores
08:30 Credenciamento  
09:30 Mesa de abertura: Visão estratégica sobre a agenda de internacionalização, conhecimento e expectativas do evento pelas diferentes instituições ·  Secretário João Carlos Gomes (SETI)
·  Prof. Paulo Suarez (Capes)
·  Dr. Paulo Brofman (Fundação Araucária)
·  Profa. Eliane Feres (Plataforma Carolina Bori, MEC)
·  Martin Dowle (British Council)
10:00 Plenária: A agenda de internacionalização nos níveis nacional e institucional: temas-chave, prioridades e recursos  ·  Prof. Paulo Suarez (Capes)
·  Profa. Eliane Feres (Plataforma Carolina Bori, MEC)
·  Profa. Cristiana Mueller (Unisc, Faubai)
·  Prof. Aldo Nelso Bona (Abruem)
·  Dr. Paulo Brofman (Fundação Araucária)
11:30 Coffee break 
11:45 Desafios Locais - Universidades regionais no processo de internacionalização: Políticas de idiomas, MRQ e o desenho de estratégias de internacionalização no nível institucional  ·  Prof. Nicolás Maillard (UFRGS)
·  Prof. Francisco de Assis Mendonça (UFPR)
·  Telma Nunes Gimenez (UEL)
·  Lincoln Paulo Fernandes (UFSC)
·  Paul Noon (University of Coventry)
·  Dra. Audrey Heppleston (University of East Anglia)
13:15 Almoço e networking*  
14:30 Plenária: Políticas e ferramentas de inglês – ELT na agenda global de Educação Superior: Debates globais, políticas nacionais de idiomas e programas locais ·  John Knagg (British Council)
·  Prof. Waldenor Moraes Filho (Idiomas Sem Fronteiras, UFU)
·  Profa. Larissa Giordani Schmitt (Paraná Fala Inglês, Unioeste)
·  Profa. Anamaria Welp (NucLi UFRGS)
15:30 Workshop: Mapeando o que existe, visão e a construção estratégica de planos de política linguística ·  John Knagg (British Council)
·  Prof. Waldenor Moraes Filho (Idiomas Sem Fronteiras, UFU)
·  Profa. Larissa Giordani Schmitt (Paraná Fala Inglês, Unioeste)
·  Profa. Anamaria Welp (NucLi UFRGS)
16:30 Coffee break 
16:45 Conclusões do primeiro dia  ·  John Knagg (British Council)
·  Prof. Waldenor Moraes Filho (Idiomas Sem Fronteiras, UFU)
17:30 Encerramento  

Dia 2 – Sexta-feira, 17 de novembro 

Horário Atividade Oradores
08:30 Credenciamento  
09:00 Plenária + workshop: Desenho de planos de internacionalização
Reflexão: Desafios locais para internacionalização
Oficina: Construção de estratégias de internacionalização
·  Diana Daste (British Council)
·  Dra. Audrey Heppleston (University of East Anglia)
·  Prof. Paulo Suarez (Capes)
11:00 Plenária: Compartilhamento de conhecimento – Elementos comuns, capacidades necessárias, ferramentas úteis ·  Diana Daste (British Council)
·  Dra. Audrey Heppleston (University of East Anglia)
·  Prof. Paulo Suarez (Capes)
11:30 Coffee break 
11:45 Plenária: Apresentação da plataforma Carolina Bori e abordagens e estratégias NARIC MRQ ·  Profa. Eliane Feres (Plataforma Carolina Bori, MEC)
·  Peter Wood (NARIC)
13:00 Almoço e networking*  
14:15 Integração de ferramentas e modelos: Plataforma Carolina Bori ·  Profa. Eliane Feres (Plataforma Carolina Bori, MEC)
·  Peter Wood (NARIC)
15:30 Coffee break 
15:45 Inovação, pesquisa e indústria: Captação de recursos, talentos e impactos locais ·  Paul Noon (University of Coventry)
·  Case regional
17:00 Considerações finais e próximos passos ·  British Council
17:30 Encerramento  

 * O almoço não está incluso no evento.
Evento em português e inglês, com tradução simultânea para os dois idiomas.
Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Links úteis

Conheça os palestrantes britânicos

Dra Audrey Heppleston

University of East Anglia

Gerente de Financiamento de Pesquisa Internacional e Pós-Graduação da University of East Anglia (Norwich, Reino Unido). Como parte deste papel, é responsável por expandir a internacionalização de diplomas de pesquisa, bem como o portfólio de financiamento de pesquisa internacional da Universidade, classificada entre as 10 melhores universidades de pesquisa no Reino Unido. 

Paul Noon

Coventry University

Com uma carreira bem-sucedida no Foreign and Commonwealth Office (FCO), Paul traz para a Coventry University ricas experiências na área de empreendimento e inovação, representando e promovendo o melhor da indústria e tecnologia britânica em todo o mundo. Seu objetivo como Pro-Vice-Chanceler para Empreendimento e Inovação é impulsionar a estratégia ambiciosa da universidade para o crescimento mundial, aproveitando o sucesso atual e ampliando suas atividades comerciais e de negócios.

John Knagg

British Council

Head Global de Inglês para Sistemas de Educação do British Council. Está à frente de programas com ministérios e autoridades educacionais no mundo inteiro. Presidente do Accreditation UK, programa de certificação de qualidade de instituições e universidades do Reino Unido que oferecem cursos de inglês. Recentemente, cuidou de projetos de ELT e EMI em universidades na Coreia do Sul, Turquia e Reino Unido. Fellow da UK Academy of Social Sciences e agente fiduciário do TIRF.

Peter Wood

UK NARIC

Gerencia o departamento responsável pelos serviços de reconhecimento e validação de diplomas internacionais do NARIC.Bacharel em estudos espanhóis, portugueses e latino-americanos pela Newcastle University, atuou no setor de Educação Superior no Peru, além de realizar trabalhos voluntários no Peru, no Equador e no Brasil. Recentemente, liderou comitês técnicos bilaterais no México e na Colômbia para estabelecer tratados sobre o reconhecimento mútuo de diplomas internacionais.