Curso de liderança escolar - inspirado no modelo inglês de formação de gestores

Voltado para dirigentes, coordenadores, superintendentes, diretores e gestores da educação, o Curso de Liderança Escolar oferece um treinamento dinâmico e sob medida para transformar gestores eficientes em líderes inspiradores. 

Inspirado no modelo inglês de formação de gestores, o curso visa desenvolver habilidades de liderança e ensina como formar equipes colaborativas, lidar com resistências e a pensar em ações que favorecem o ensino e a aprendizagem, entre tantos outros tópicos essenciais relacionados à gestão educacional. 

O conteúdo do curso alia o conhecimento técnico com as melhores práticas de escolas britânicas, adquiridos e compilados ao longo de décadas de pesquisa sobre lideranças educacionais eficazes.

Módulos

O programa completo é composto por diferentes módulos que podem ser combinados em treinamentos focados na necessidade de cada escola e/ou região, e adaptados especialmente para gestores de redes públicas ou particulares de ensino.

Criando e comunicando visão

O objetivo central deste módulo é ajudar o gestor a entender o poder e a importância do conjunto formado por visão, missão e valores. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar a visão de sua escola a partir da criação desses três conceitos. É feita, ainda, uma análise sobre a importância de se ter objetivos definidos.

Estilos de liderança e gestão

A diferença entre liderança e gestão é explorada e seis modos de liderança são analisados. Os participantes poderão refletir sobre seu estilo de liderança predominante e descobrir como desenvolver os demais.

Liderando ensino e aprendizagem eficazes

Esta unidade analisa os esforços das escolas na educação das crianças. Também discute como são constituídas as boas práticas de ensino e como promover o aprendizado eficaz.

Construindo equipes de trabalho

Este módulo abrange a formação de propostas, modelos e equipes de trabalho. Também propõe formas de lidar com resistências dentro da equipe. Introdução aos modelos de Belbin e Pareto.

Construindo capacidade de liderança e desenvolvimento de equipe

Nesta unidade, são tratados os seguintes assuntos: a importância da motivação, o ciclo que pode levar à desmotivação e as opções do líder quando a equipe está desmotivada. Também explora a relação entre desenvolvimento profissional e aprendizagem dos alunos, além de apresentar quais as melhores formas de distribuir a liderança dentro da escola.

Gerenciando mudanças

Esta unidade propõe uma discussão sobre como gerenciar mudanças e lidar com resistências – o melhor período para incorporar mudanças, os fatores que as guiam, a importância da comunicação e as cinco fases das mudanças.

O poder do coaching

Este módulo fala sobre o poder do coaching como ferramenta de liderança e mostra como ele poder ser usado em sala de aula. Será trabalhado o modelo de coaching GROW.

Planejamento, monitoramento, avaliação, revisão e autoavaliação

Os participantes refletem sobre a importância do planejamento, monitoramento, avaliação e revisão dos objetivos das escolas, bem como sobre o significado do exercício de autoavaliação.

Desenvolvendo escolas e salas de aula inclusivas

O objetivo é fomentar a discussão sobre o que é prático e viável nas escolas, além de produzir um plano de ação para promover a inclusão social no ambiente escolar.

Nossa equipe pode orientá-lo no desenvolvimento de um programa de formação continuada customizado que fará uma mudança positiva e duradoura em seus participantes. Entre em contato conosco para saber mais.

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